• Matéria: História
  • Autor: gabriellyvitoriadeus
  • Perguntado 5 anos atrás

-características do feudalismo.
-características do capitalismo. -características do mercanlitismo
me ajudem ​

Respostas

respondido por: Mephil122qi
0

Resposta:

Características do Feudalismo : Sociedade dividida em três grupos diferentes: clero, nobres e servos. Os primeiros uniam a sociedade, os segundos tinham terras e serviam aos reis ou a si mesmos, os terceiros trabalhavam manualmente nas terras em troca de proteção.

Havia relações de suserania: O Suserano doava o feudo para um vassalo e recebia favores militares. O Rei era superior a todos na sua região.

A economia era agrária. O comércio ainda não era forte.

Divisão em feudos: O feudo era dividido em três, a parte do senhor feudal, o manso servil e o manso comunal.

O feudalismo é a fusão de costumes germânicos e romanos.

Concentração de poder. Os senhores feudais tinham o poder jurídico, econômico e político.

A Igreja Católica era o principal vínculo de unidade da sociedade, alcançando com a moral caritativa cristã até o que a lei falhava em conseguir. Era responsável pelos doentes, pobres, condenados e já tinha hospitais, orfanatos, asilos e escolas.

Havia muitas guerras por terras.

A educação envolvia o Trivium (lógica, gramática e retórica) e o Quadrivium (Aritmética, música, geometria, astronomia).

Houve um enorme florescimento da arte religiosa nas catedrais, artes plásticas, música e vitrais, muito desenvolvimento na arquitetura, e nas técnicas.

A crise do feudalismo veio com a crise econômica, revoltas servis, guerras por disputa de terras, crescimento dos burgos, peste negra, etc.

Características do Capitalismo : Propriedade privada: consiste no sistema produtivo vinculado à propriedade individual.

Lucro: é o principal objetivo capitalista, proveniente do resultado da acumulação de capital.

Economia de mercado: livre iniciativa da regulação do mercado, sem ou pouca intervenção do estado. Esse processo ocorre por meio da oferta e da procura, que regula os preços e os estoques das mercadorias. O Estado tem a responsabilidade de intervir somente em casos delicados e também na implantação de medidas que garantem estabilidade econômica.

Divisão de classes: esse é um dos pontos mais polêmicos do capitalismo. De um lado está uma minoria denominada "capitalista" ou donos dos meios de produção e de capitais; e do outro lado a maioria chamada "proletários", pessoas que vendem sua força de trabalho em troca de um salário que garanta saúde, alimentação, transporte, lazer, etc. No entanto, é nesse ponto que constitui a divisão das classes, uma vez que nem sempre o capitalista oferece uma remuneração que seja suficiente para sanar todas as necessidades básicas da maioria dos trabalhadores. Desse processo, o capitalista adquiriu a mais-valia, que corresponde aos lucros oriundos do trabalho do proletário.

Características do Mercantilismo: Controle estatal da economia. Os reis, com o apoio da burguesia mercantil, foram assumindo o controle da economia nacional, visando fortalecer ainda mais o poder central e obter os recursos necessários para expandir o comércio. Dessa forma, o controle estatal da economia tornou-se a base do mercantilismo.

Balança comercial favorável

Consistia na ideia de que a riqueza de uma nação estava associada a sua capacidade de exportar mais do que importar.

Para que as exportações superassem sempre as importações (superávit), era necessário que o Estado se ocupasse com o aumento da produção e na busca de mercados externos para a venda dos seus produtos.

Monopólio

Os governos, interessados numa rápida acumulação de capital, estabeleceram monopólio sobre as atividades mercantis e manufatureiras, tanto na metrópole como nas colônias.

Donos do monopólio, o Estado concedia à burguesia, através das Companhias de Comércio, o direito de explorar o comércio de pessoas escravizadas, a venda de produtos agrícolas, etc.

A burguesia, favorecida pela concessão exclusiva, comprava pelo preço mais baixo o que os colonos produziam e vendiam pelo preço mais alto tudo o que os colonos necessitavam. Dessa forma, a economia colonial funcionava como um complemento da economia da metrópole. Entre outras características!

Explicação:

Caso seu professor(a) queira textos grandes e de alta relevância, pode utilizar esses como meio, porém, caso ela queria uma forma resumida, aconselho pegar as características que você entende como maior importância, espero ter ajudado!

respondido por: bruno14leme
0

Resposta

Explicação:

vai na do carinha ali em cima que é suceso

Perguntas similares