1.Quais são as principais atividades econômicas da região Sul?
2.Cite as principais características da economia sulista.
3.O que diferencia a agropecuária da região Sul com as demais regiões brasileiras?
4.Podemos considerar a região Sul como um espaço industrial? Justifique.
5.Que fatores foram responsáveis pela industrialização da região Sul?
6.Comente sobre a importância dos incentivos fiscais para a industrialização da região Sul.
7.Relacione o crescimento industrial da região Sul com o Mercosul.
Respostas
Explicação:
1- Agricultura – na agricultura podemos citar o cultivo de café, soja, fumo, arroz, algodão, milho, cebola, entre outros. Também cultivam-se a uva, usada na fabricação do vinho. Pecuária – é uma atividade bem desenvolvida nessa região.
2- Agropecuária, extrativismo, indústria, comércio e serviços.
3- No Sul, a produção agrícola é voltada sobretudo para o cultivo da soja, da carne, do milho, da cana-de-açúcar e do algodão. Nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o arroz e o trigo também ganham destaque. Todos os produtos são valiosos para a exportação, sendo vendidos para o Oriente Médio, a China, os Estados Unidos e, ainda, para os países que compõem o Mercosul
4- Sim, para ter uma ideia da proporção do crescimento, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que a produção de soja no Paraná chegue a R$ 19,8 milhões de toneladas em 2020. Isso resulta, por exemplo, em maior interesse em relação ao grão, o que pode expandir tanto a safra anual quanto as exportações.
5- Um dos importantes fatores para o desenvolvimento industrial na Região Sul é o potencial energético, devido às usinas hidrelétricas instaladas na região, o relevo de planalto facilitou a construção das mesmas, dessa forma a abundância de energia elétrica facilita o abastecimento do setor produtivo industrial.
6- Mão de obra ampla e com qualificação profissional, Disponibilidade de matérias-primas, Incentivos fiscais, Existência de infraestrutura logística (transportes), Leis trabalhistas brandas e sindicatos limitados.
7- O MERCOSUL favoreceu e favorece o crescimento da região sul, pois contribuiu para a transição das atividades agrícolas para as industriais, sendo o Brasil uma grande economia do MERCOSUL.