Diretas Já
[...] Reconhecida como uma das maiores manifestações populares já ocorridas no país, as “Diretas Já!” foram marcadas por enormes comícios onde figuras perseguidas pela ditadura militar, membros da classe artística, intelectuais e representantes de outros movimentos militavam pela aprovação do projeto de lei. Em janeiro de 1984, cerca de 300.000 pessoas se reuniram na Praça da Sé, em São Paulo. Três meses depois, um milhão de cidadãos tomou o Rio de Janeiro. Algumas semanas depois, cerca de 1,7 milhões de pessoas se mobilizaram em São Paulo.
Mesmo realizando uma enorme pressão para que as eleições diretas fossem oficializadas, os deputados federais da época não se sensibilizaram mediante os enormes apelos. Com isso, por uma diferença de apenas 22 votos e um vertiginoso número de abstenções, o Brasil manteve o sistema indireto para as eleições de 1985. [...]
Com base nesse texto, o movimento das “Diretas Já!” tinha como objetivo principal
dinamizar a economia após uma recessão.
facilitar o intercâmbio cultural com outros países.
garantir o exercício da cidadania plena no país.
intensificar as fiscalizações de ações dos políticos.
interferir na organização territorial do país.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
C) Garantir o exercício da cidadania plena no país.
Explicação:
" Diretas Já foi um movimento civil de reivindicação por eleições presidenciais diretas", o exercício de cidadania escrito na minha compreensão é a votação direta.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás