• Matéria: Geografia
  • Autor: eloisasarmento
  • Perguntado 5 anos atrás

6) Cite uma grande vantagem considerada pelos
advinda da formação dos blocos economicos.​

Respostas

respondido por: kaikicout
0

Resposta:

Os blocos econômicos são associações criadas entre os países para que eles estabeleçam relações entre si. ... Ao participarem de blocos econômicos, os países aumentam o alcance de seus produtos e serviços para outros lugares, uma grande vantagem advinda dessa cooperação.

Explicação:

Introdução

Como um grande quebra cabeça, a organização do mundo atual possui diferentes arranjos econômicos e políticos, os chamados Blocos Econômicos.  

Há países se organizando em blocos, criando mercados regionais para se proteger da concorrência e das oscilações no mercado mundial, ao mesmo tempo que continua avançado a globalização das relações econômicas.

O texto a seguir nos ajuda a entender melhor o contexto da criação dos blocos, suas etapas de integração e mais detalhes sobre os mercados. Vamos lá?

Você vai prestar o Enem 2020? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa

O que são blocos econômicos?

Os blocos econômicos são associações criadas entre os países para que eles estabeleçam relações entre si. Eles surgiram do reflexo da constante competição de economias mundiais. Além disso, é um movimento cada vez mais comum no mercado planetário para aguentar o ritmo acelerado dos países.

A formação de blocos econômicos tem por objetivo criar condições de dinamizar e intensificar a economia no mundo globalizado. Na atual economia mundial, a tendência é a formação de blocos econômicos, criados para facilitar o comércio entre os países membros.  

Ao participarem de blocos econômicos, os países aumentam o alcance de seus produtos e serviços para outros lugares, uma grande vantagem advinda dessa cooperação.

Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa

Esse processo e integração das economias nacionais de uma dada região passa por quatro estágios:

Zonas de livre-comércio

Redução ou eliminação das tarifas alfandegárias entre os países membros.

União Aduaneira

Além de abrir os mercados internos, regulamenta o comércio do bloco com as nações de fora.

Mercado Comum

Permite, ainda, a livre circulação de capitais, serviços e pessoas no interior do bloco;

União Econômica e Monetária

Evolução do mercado comum. Os países adotam a mesma política de desenvolvimento e uma moeda única.

Para entendermos melhor as diferenças entre essas etapas, vamos dar uma olhada no quadro a seguir:

Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies

Principais Blocos Econômicos mundiais

Nafta

O Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta) tem início no fim da década de 1980, quando os Estados Unidos e o Canadá decidem integrar sua economia. Em 1993, recebe a adesão do México. Um ano depois, o tratado entra em vigor, estabelecendo o prazo máximo de 15 anos para a eliminação de barreiras alfandegárias no comércio entre os membros.

MERCOSUL

Criado em 1991, o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) reúne Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai com países efetivos, e Chile, Peru, Bolívia, Colômbia, Equador e Venezuela como associados. A diferença entre membro associado e pleno é que o associado não adota a Tarifa Externa Comum (TEC), uma vez que o Mercosul se encontra no estágio da União Aduaneira.

União Europeia

Criada em 1992, com a assinatura do Tratado de Maastricht, a União Europeia (UE) é sucessora da Comunidade Econômica Europeia (CEE), instituída em 1957 pelo Tratado de Roma.  

Maastricht concretiza a criação de um bloco com circulação livre de pessoas, mercadorias, capitais e serviços, além da integração a partir da adoção da moeda única por parte dos países membros. Os países membros são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, Reino Unido (em 2017 iniciou seu processo turbulento de saída, conhecido como Brexit), República Tcheca, Romênia e Suécia.

Espero ter ajudado bjs <3

Perguntas similares