agir de maneira cautelosa é um modo de cuidar de si e do outro, reconhecer os perigos demonstre seus pensamentos em no mínimo 20 linhas o qual o tema será (consciência)
Respostas
Resposta:
A palavra consciência vem do latim conscientia: conhecimento de algo partilhado com alguém.
O termo “consciência” tem, em português, pelo menos dois sentidos, descoberta ou reconhecimento de algo, quer de algo exterior, como um objeto, uma realidade, uma situação etc., quer de algo interior, como as modificações sofridas pelo próprio eu, conhecimento do bem e do mal.
O primeiro sentido de consciência pode desdobrar-se noutros sentidos: o psicológico, o epistemológico e o metafísico. Em sentido psicológico, a consciência é a percepção do eu por si mesmo, este é o conceito mais conhecido. Em sentido epistemológico, a consciência é primeiramente o sujeito do conhecimento. Em termos metafísicos, chamamos muitas vezes à consciência o Eu.
A consciência é uma qualidade da mente, considerando abranger qualificações tais como subjetividade, autoconsciência e a capacidade de perceber a relação entre si e o outro.
Há vários fenômenos do cotidiano que associamos com essa noção, e não é tão simples de apresentar uma definição que explique todos eles. Algumas características do que se nomeia hoje por ‘consciência’ já foram abordadas anteriormente por muitos outros conceitos, como os de personalidade, alma, mente e Eu.
A compreensão comum de consciência está mais relacionada à Psicologia, que a entende como uma apercepção de fenômenos externos e estados e processos mentais efetuada por um organismo. É o estado no qual se está consciente, a saber, desperto e atento ao que ocorre, e não dormindo ou desmaiado. Em Filosofia da Mente, entretanto, o uso dessa palavra está relacionado ao estudo e explicação da possibilidade de termos experiências conscientes.
Explicar o comportamento deliberativo, o processamento mental de informações e cálculos e o que ocorre durante o sono são os problemas fáceis. Nosso cérebro faz parte do mundo físico (ou material) e pode ser estudado de muitas formas, mas as experiências das quais nos tornamos conscientes são tão variadas e complexas que não conseguimos descrever completamente o caráter qualitativo dessas experiências:
ESPERO TER AJUDADO ; )
MARQUE COMO MELHOR RESPOSTA, ESTOU PRECISANDO :)