Respostas
Resposta:
1. Djamila Ribeiro (1980) Djamila Ribeiro, mestre em filosofia política pela Unifesp, é especialista em questões de desigualdades raciais e de gênero, além de ser um dos grandes nomes da filosofia atualmente.
Seu livro O que É Lugar de Fala? (2017) tornou-se referência e é uma leitura incontornável para quem se interessa pelos temas. Também é autora do livro Quem tem Medo do Feminismo Negro? (2018), é colunista da revista Carta Capital e possui uma ampla atuação na mídia e nas redes sociais.
2. Mario Sergio Cortella (1954) Mario Sergio Cortella é formado em Filosofia e Doutor em Educação pela PUC-SP, tendo sido orientado por Paulo Freire.
Seu pensamento engloba, principalmente, as questões relativas ao cotidiano e suas relações com a Ética e a Educação. Acredita na democratização dos conhecimentos e da filosofia. Busca viabilizar o acesso ao pensamento filosófico tradicional e sua relação com o dia a dia. Utiliza as redes sociais e a internet para divulgar seus trabalhos.
Tem livros publicados que fazem esse elo de ligação, como A Sorte Segue a Coragem! Oportunidades, competências e tempos de vida (2018), Por que Fazemos o que Fazemos? - Aflições vitais sobre trabalho, carreira e realização (2016), Ética e Vergonha na Cara! (com Clóvis de Barros, 2014), Descartes: A Paixão pela Razão (1988), entre outros.
3. Luiz Felipe Pondé (1959) Luiz Felipe Pondé é doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv, em Israel.
Em 2012, lançou o Guia Politicamente Incorreto da Filosofia. No livro, o autor afirma que os grupos sociais excluídos reivindicam para si o monopólio do sofrimento e defendem uma "mentira universal" chamada de "politicamente correto".
O filósofo se considera um liberal conservative ou liberal-conservador. Segundo ele, o pensamento do filósofo inglês David Hume é uma união entre o pensamento liberal para a economia com o conservadorismo dos costumes.
Como pesquisador, é especialista em Pascal, tendo publicado alguns livros sobre o pensamento do filósofo e matemático francês.
Escreve para uma coluna no jornal Folha de São Paulo onde comenta sobre a política e questões relativas ao cotidiano.
Marcia Tiburi (1970) A filósofa aborda temas sobre a indústria cultural, comunicação de massa e as redes sociais. Durante anos, participou de um programa de tv em que comentava questões cotidianas e relacionadas ao feminismo.
Atua também politicamente. Em 2018, foi candidata e disputou as eleições para a prefeitura do Rio de Janeiro pelo Partido dos Trabalhadores.
É autora dos livros:
Filosofia pop (2011);
Como Conversar com Um Fascista - Reflexões sobre o cotidiano autoritário brasileiro (2015);
Ridículo Político: uma investigação sobre o risível, a manipulação da imagem e o esteticamente correto (2017);
Delírio do poder – Psicopoder e loucura coletiva na era da desinformação (2019), em que narra sua experiência nas eleições cariocas.
5. Marilena Chauí (1941) A filósofa também possui uma grande atuação política. Foi membro-fundadora do Partido dos Trabalhadores e secretária de cultura da cidade de São Paulo.
É professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), foi laureada com títulos de doutora honoris causa por diversas universidades do Brasil e do mundo.
É autora dos livros O que é Ideologia? (1980), Convite à Filosofia (1994), vencedor do Prêmio Jabuti, Nervura do Real (2000), vencedor do mesmo prêmio, entre outros.
É autor dos livros:
Pedagogia do Risco: Experiências Anarquistas em Educação (1995);
Ética e Cidadania: Caminhos da Filosofia (1997);
Educação do Preconceito - ensaios sobre poder e resistência (2004);
Pedagogia Libertária - Anarquistas, Anarquismos e Educação (2007), entre outros.
7. Viviane Mosé (1964) Viviane Mosé é doutora em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ) e especialista em Nietzsche.
A filósofa é também psicanalista, autora de livros de poesia e ministra palestras por todo o país.
É autora de livros como Assim Falou Nietzsche (1999), Beleza, Feiúra e Psicanálise (2004), Nietzsche hoje (2018), entre outros.
Leandro Konder (1936-2014) Leandro Konder foi um filósofo brasileiro reconhecido internacionalmente. Buscou compreender as questões da filosofia mais ligadas às questões sociais. Foi um dos maiores especialistas no pensamento de Marx no país.
Professor da PUC-Rio, publicou diversos livros. Dentre eles, Introdução ao Fascismo (1977), O que é Dialética (1981), o romance A Morte de Rimbaud (2000) e o autobiográfico Memórias de um Intelectual Comunista (2008).
Explicação:
são só os principais, espero ter ajudado