O ácido nucleico de um vírion contém somente uma pequena quantidade dos genes necessários para a síntese de novos vírus. Entre eles estão os genes que codificam os componentes estruturais do vírion, como as proteínas do capsídeo, e os genes que codificam algumas enzimas utilizadas no ciclo de multiplicação viral. O ciclo de multiplicação dos vírus, ocorre em cinco etapas distintas: adsorção, penetração, biossíntese, maturação e liberação. Marque a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o conceito para a etapa de adsorção.
Selecione uma alternativa.
a) Entrada do vírus na célula hospedeira por meio de um processo celular ativo através do qual nutrientes e outras moléculas entram na célula.
b) Ligação dos vírus a sítios receptores na superfície da célula hospedeira.
c) Consiste na separação do ácido nucleico viral de seu envoltório proteico.
d) É o estágio final da multiplicação viral, no qual os vírions são liberados da célula hospedeira.
e) Produção de ácido nucleico e das proteínas virais.
Respostas
Resposta:
a)Entre eles estão os genes que codificam os componentes estruturais do vírion, como as proteínas do capsídeo, e os genes que codificam algumas enzimas utilizadas no ciclo de multiplicação viral.
b)sim
c)O ciclo de multiplicação dos vírus, ocorre em cinco etapas distintas: adsorção, penetração, biossíntese, maturação e liberação.
d)Sim
e)
Explicação:
ácido nucleico de um vírion contém somente uma pequena quantidade dos genes necessários para a síntese de novos vírus. Entre eles estão os genes que codificam os componentes estruturais do vírion, como as proteínas do capsídeo, e os genes que codificam algumas enzimas
Resposta: Para que um vírus se multiplique, ele precisa invadir a célula hospedeira e tomar conta da sua maquinaria metabólica, e assim, um único vírus pode originar até milhares de partículas virais iguais dentro de uma única célula hospedeira.
Explicação: Ava