Em Atenas, explicava o sofista Protágoras, ‘quando o objetivo de sua deliberação implica sabedoria política, (...) eles ouvem a cada homem, porque supõe que todos devem participar desta virtude (...)’ Eurípedes expendeu a mesma opinião em sua obra As Suplicantes (II, 438-41) (...) citando as palavras do arauto, na reunião da Assembleia – ‘Que homem tem um bom conselho a oferecer à cidade (pólis) e deseja torná-lo conhecido?’ (...) Os julgamentos de Protágoras e de Eurípedes só foram possíveis em virtude de uma inovação grega fundamental (...)” FINLEY, M. O legado da Grécia: uma nova avaliação. Brasília: Editora da UNB, 1998. p. 31. O texto acima aponta para uma inovação grega que a difere das sociedades do antigo Oriente Próximo. De acordo com o apresentado, é correto afirmar que a dita “inovação grega” trata
a) Da política, uma vez que os gregos encontraram na pólis e na discussão aberta a fonte da autoridade inclusive considerando a possibilidade de votação.
b) Do governo, já que foram os gregos os primeiros estabelecer a existência de normas e dispositivos para fazerem a comunidade obedecer a tais obrigações.
c) Da arte, pois, nas sociedades do antigo Oriente Próximo, não há registros de expressão artística, seja em pinturas ou esculturas.
d) Da religião, pois, antes dos gregos, as sociedades orientais organizavam sua visão de mundo a partir da racionalidade matemática.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
D
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás