Respostas
Resposta:
desigualdade de gênero e a desigualdade de poder entre homens e mulheres.Desigualdade de poder refere-se ao acesso às oportunidades
nos âmbitos econômico,político,educacional ou cultural
Espero ter ajudado
Resposta:
Desigualdade de Gênero é o termo em questão socio-político referente a desigualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho ou não. A Desigualdade de Gênero, em contexto geral, se dá por meio do machismo estrutural e da misoginia presente em muitos homens brancos, héteros, Cis de classe alta, por desvalorizar o papel feminino em sociedade ou inferiorizá-lo de outras formas, alegando que "esse é o "sexo" frágil" ou "mulheres são muito delicadas para fazer "serviço de homem"".
Os dados estatísticos sobre a Desigualdade de Gênero no Brasil ainda são muito preocupantes, devido a evolução socio-cultural que a sociedade teve, mas que ainda inviabiliza a luta feminina por direitos iguais. Só no ano de 2019, 100% do salário atribuído a um homem, só 77,7% desse mesmo salário foi atribuído a uma mulher, e esse mesmo salário foi ainda menor para um mulher negra, pelo mesmo cargo de trabalho, mostrando claramente a desigualdade racial e entre os gêneros feminino e masculino. Outro dado empírico e recente sobre essa desigualdade é o fato que mulheres só conseguiram conquistar o direito ao voto a menos de um século, a exatamente 87 anos, e durante esse tempo, pouquissímas mulheres entraram para política em modo geral. Nós, como Brasil, só fomos ter nossa primeira presidenta eleita no ano de 2014, sendo ela Dilma Rousseff, e isso foi um grande marco na história brasileira como nação. A câmara dos deputados, em brasília, só foi ter, pela primeira vez, um banheiro feminino no ano de 2016, 82 anos após a conquista do voto feminino, mostrando, novamente, a desigualdade.
Um movimento muito forte e influente hoje sobre a Igualdade de Gênero é o Feminismo, que é luta de mulheres Cis, Trans, brancas ou negras por direitos iguais em sociedade, trabalho ou em casa, que também visa outros debates em relação a crianças e jovens, emancipação e empoderamento feminino e outras questões sociais. O olhar feminista visa acabar de vez com o "muro" que divide os gêneros masculino e feminino, através de leis, passiatas, eventos, e estudos sobre gênero para informar e eliminar de vez o estigma que a sociedade tem com esse assunto.
Meios visíveis de acabar de vez com a Desigualdade de Gênero é através da informação, aceitação, inclusão, e luta por mesmos direitos, pois como eu costumo falar: "a fonte de todo ódio e preconceito é a ignorância, a mãe de todos os tolos". Crianças devem e deveriam aprender sobre o estudo de gênero nas escolas, para perceberem que, no fim, toda diferença entre os gêneros é restrito só a mente. Adultos já formados deveriam se sujeitar a aprender que Gênero é só uma construção social, e que você pode ser e fazer qualquer coisa perante e dentro da lei.