1. Leia o fragmento: “Se homens e mulheres tiverem sorte hoje, o seu trabalho será precário”. Serão servos, e isso ainda assim será um privilégio, em comparação com o desastre ainda maior, que é o do desemprego. (Ricardo Antunes). Sobre o trabalho, marque a alternativa INCORRETA: *
1 ponto
Para resolver suas necessidades básicas, o ser humano vai se apropriando da natureza, estabelecendo relações e criando novas necessidades, isso é, um dos conceitos de trabalho.
O Trabalho nas sociedades tribais só é realizado o necessário, a labuta não é um valor em si, não é algo que tem preço e não pode se opor ao lazer.
Já o trabalho nas sociedades feudais a terra era o principal meio de produção e os trabalhadores tinham direito a seu usufruto e ocupação, mas nunca à propriedade.
O trabalho não é a força motriz do capitalismo.
2. Marque a alternativa INCORRETA sobre trabalho e desigualdades para o clássico da Sociologia. *
1 ponto
Para Marx a divisão da sociedade era em classes: proprietários ou não dos meios de produção e o lucro se dá pela exploração do trabalho.
O Trabalho para Weber se dava no âmbito cultural, ou seja, na relação entre valores protestantes e a gênese do capitalismo.
Para Durkheim não havia divisão do trabalho e nem coesão social.
A estratificação social seria a classificação dos grupos numa sociedade e a possibilidade de mobilidade. As classes sociais expressam a forma como como as desigualdades se estruturam na sociedade capitalista.
Respostas
respondido por:
29
1- D) O trabalho não é a força motriz do capitalismo.
2- C) Para Durkheim não havia divisão do trabalho e nem coesão social.
Classroom
respondido por:
15
Resposta:
d) O trabalho não é a força motriz do capitalismo.
c) Para Durkheim não havia divisão do trabalho e nem coesão social.
Explicação:
1 - Essa alternativa é incorreta, pois o trabalho é a força motriz do capitalismo.
2 - Incorreta também, pois segundo Durkheim é a partir da divisão do trabalho que nasce a solidariedade e a coesão social.
Google Classroom
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás