Respostas
Resposta:
Explicação:
Resumindo, as principais características do feudalismo foram:
Sociedade dividida em três grupos diferentes: clero, nobres e servos. Os primeiros uniam a sociedade, os segundos tinham terras e serviam aos reis ou a si mesmos, os terceiros trabalhavam manualmente nas terras em troca de proteção.
Havia relações de suserania: O Suserano doava o feudo para um vassalo e recebia favores militares. O Rei era superior a todos na sua região.
A economia era agrária. O comércio ainda não era forte.
Divisão em feudos: O feudo era dividido em três, a parte do senhor feudal, o manso servil e o manso comunal.
O feudalismo é a fusão de costumes germânicos e romanos.
Concentração de poder. Os senhores feudais tinham o poder jurídico, econômico e político.
A Igreja Católica era o principal vínculo de unidade da sociedade, alcançando com a moral caritativa cristã até o que a lei falhava em conseguir. Era responsável pelos doentes, pobres, condenados e já tinha hospitais, orfanatos, asilos e escolas.
Havia muitas guerras por terras.
A educação envolvia o Trivium (lógica, gramática e retórica) e o Quadrivium (Aritmética, música, geometria, astronomia).
Houve um enorme florescimento da arte religiosa nas catedrais, artes plásticas, música e vitrais, muito desenvolvimento na arquitetura, e nas técnicas.
A crise do feudalismo veio com a crise econômica, revoltas servis, guerras por disputa de terras, crescimento dos burgos, peste negra, etc.
Resposta:
Uma das principais características do Feudalismo era o controle dos senhores feudais, que eram donos de todas as terras de cada feudo.
A sociedade era dividida em três grupos sociais: o clero, a nobreza e os servos.
O comércio não era forte, logo, a base da economia feudal era agrária. Na falta de comércio, a unidade econômica principal era o feudo.
Explicação:
Melhor resposta por favor