• Matéria: Português
  • Autor: mariaantunesalves
  • Perguntado 5 anos atrás

Bumba Meu Boi concorrerá ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade Publicado em 05/04/2018 - 17:39 Considerado Patrimônio Cultural do Brasil desde 2011, o Bumba Meu Boi, expressão emblemática do Maranhão, está mais próximo de ganhar uma nova distinção: o status de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Hoje, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entregou ao Ministério das Relações Exteriores a candidatura do Bumba Meu Boi para concorrer ao novo título, que é conferido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). [...] Fazem parte do Bumba Meu Boi a brincadeira a música a dança e as artes cênica e plástica. A versão final do dossiê, que será enviado a Paris, acabou sendo composta por dois vídeos - um que aborda o que é o Bumba Meu Boi e outro só de depoimentos. Também foi desenvolvida uma pesquisa que detalha os elementos e reconta a história dessa arte desde os primórdios. [...] Cultura popular Somente no Maranhão, o Bumba meu boi é difundido por mais de 400 grupos, em 79 municípios. No estado, que segundo Kátia "respira" e é "totalmente contaminado" diante das primeiras notas dos instrumentos, a manifestação é dividida em cinco estilos principais, conhecidos como sotaques: Matraca Orquestra Zabumba Baixada e Costa-de-mão. "Você poderia fazer milhões de recortes no boi. O boi de Orquestra não tem nada a ver com o de Matraca, que não tem nada a ver com o Costa-de-mão. É uma diversidade tão grande, não só de coreografias, de musicalidade, religiosidade - tem os bois dos encantados tem o boi ligado aos terreiros tem o ligado à religião católica o dos festejos de Minas Gerais. O boi é batizado depois morre ressuscita. O ano inteiro, esse ciclo do boi, que é a própria vida da gente", completou. Segundo Kátia, que é historiadora, maranhense e funcionária do instituto há 38 anos, para o povo de seu estado natal, o boi "é uma questão muito séria, que traduz a própria vivência das pessoas". "A gente fala até em sociologia do boi, antropologia do boi." Em outros pontos do país, como na região Sudeste, por exemplo, o Bumba Meu Boi muda de nome para Boi Pintadinho. Em Santa Catarina, se chama Boi de Mamão[...] Disponível em: . Acesso em 28 nov. 2020. 1 – A alternativa que apresenta a reescrita correta em relação ao uso da vírgula para o trecho “Fazem parte do Bumba Meu Boi a brincadeira a música a dança e as artes cênica e plástica”, é: * 1 ponto a) Fazem parte do Bumba, Meu Boi, a brincadeira a música a dança, e as artes cênica e plástica. b) Fazem parte do Bumba Meu Boi a brincadeira, a música a dança e as artes cênica, e plástica. c) Fazem parte do Bumba Meu Boi a brincadeira, a música, a dança e as artes cênica e plástica. d) Fazem, parte do Bumba Meu Boi, a brincadeira, a música, a dança e as artes cênica, e plástica.

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
3

1. A correta é a letra C: Fazem parte do Bumba Meu Boi a brincadeira, a música, a dança e as artes cênica e plástica.

A. Incorreta. Nota-se que há uma separação das palavras Bumba Meu Boi, por isso a alternativa é falsa. Pois a dança folclórica se escreve tudo junto, sem separação.

B. Incorreta. A frase não usa corretamente a vírgula, pois deveria separar os termos. O correto seria separar os termos brincadeira, música, e assim por diante.

C. Correta. A frase apresenta o uso correto da vírgula, separando todos os termos da oração.

D. Incorreta. Não se deve separar sujeito e predicado.

2. A correta é a letra B: a candidatura ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade por parte do Bumba Meu Boi.

A notícia traz como objetivo principal a informação de que a dança folclórica Bumba Meu Boi, muito comum no Maranhão, é candidata ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

Isto é comprovado até mesmo no título da notícia "Bumba Meu Boi concorrerá ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade".

Abraços!

respondido por: martinkoliveira
0

A alternativa correta quanto ao uso da vírgula é a letra C) Fazem parte do Bumba Meu Boi a brincadeira, a música, a dança e as artes cênica e plástica.

A vírgula é um sinal gráfico que realiza a separação de palavras que possuem a mesma função sintática, se essas não estiverem juntas das conjunções "e" ou "nem".

A vírgula é utilizada para fazer a separação de trechos simples em uma frase (ao invés de ponto e vírgula, que separam trechos mais complexos), e dar melhor sentido à leitura, pois organiza as informações de forma clara. Isso se dá porque ela evita o sentido de ambiguidade e proporciona pausa rítmica. Também pode ser empregada para enumerar alguns termos e orações.

No caso em questão, ela é utilizada corretamente na alternativa C, onde realiza as devidas pausas quanto às orações.

Veja mais sobre o emprego da vírgula em:

https://brainly.com.br/tarefa/19066655

Anexos:
Perguntas similares