sobre os metodos defenitivos por que a vasectomia e pouca conhecida e ultilizada entre os homens
Respostas
Resposta:
Já se foi o tempo em que a vasectomia era pouca conhecida e utilizada entre os homens. Dados atuais mostram que a o número de vasectomias feitas no Brasil tem aumentado de forma crescente nos últimos anos chegando mesmo a superar o número de laqueaduras em 2019. Sendo portanto um dos métodos definitivos mais utilizados hoje.
De acordo com o urologista Flavio Trigo, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo (SBU – SP), o maior esclarecimento da população sobre o tema – que foi sempre cercado de muito tabu – contribui significativamente para esse aumento. “Era muito comum associar o procedimento à impotência sexual, redução do esperma e até câncer de próstata“, afirma.
Além do acesso à informação, outro ponto importante que contribuiu para que mais vasectomias fossem realizadas no Brasil foi a criação de um código de regulamentação para a prática. Para realizá-la, é necessário ter mais de 25 anos (se o homem for casado, também precisa da autorização da esposa) para o SUS, 35 anos para a rede privada ou ter no mínimo dois filhos. Com isso, tanto o sistema público quanto o privado são obrigados a cobrir a cirurgia.