Respostas
Resposta:
O concreto é um dos materiais mais presentes em obras e em diversos empreendimentos brasileiros, sendo material componente de estruturas de diversos tipos de edificações, pontes, fundações, entre outras. Portanto, é imprescindível o controle de qualidade do concreto utilizado nessas obras. Esse controle é feito por meio de uma série de ensaios, como os de abatimento, espalhamento e, principalmente, os ensaios de resistência do concreto.
Esses ensaios indicam a resistência à compressão, uma propriedade diretamente ligada à estabilidade e segurança estrutural, que valida a qualidade da estrutura.
Se você quer entender mais sobre a importância dos ensaios de resistência, como são feitos e quais fatores interferem na qualidade da estrutura,
Para constatar o valor da resistência característica do concreto à compressão (Fck), deve ser realizado o controle tecnológico de todo concreto utilizado na obra. Quando o caminhão betoneira chega ao canteiro de obras, o funcionário responsável deve moldar corpos de prova e identificá-los com a data, a hora e o número da nota fiscal.
Devem ser retirados corpos de prova cilíndricos padronizados, conforme indicado na NBR 5.738. O armazenamento deve ser em câmera úmida, também de acordo com as prescrições normativas.
Os ensaios para efeitos de resistência do concreto apresentam dados que certificam a qualidade da estrutura por meio de informações como capacidade resistente, desempenho em serviço e durabilidade da estrutura para resistir às influências previstas durante o processo executivo e uso da edificação.
Quando os resultados obtidos nos ensaios são inferiores às resistências especificadas no projeto estrutural, o corpo de engenharia deve tomar medidas para verificar qual a capacidade de suporte da estrutura. O primeiro passo para isso é retirar corpos da estrutura que são denominados testemunhos. Também devem ser realizadas metodologias apropriadas de prova de carga que verificam a capacidade de recebimento da estrutura.
Caso não seja possível comprovar a eficiência do concreto ou quando, após análise, é percebido que a estrutura precisa de ações corretivas, podem ser necessários procedimentos como demolição, restrições de uso, recuperação da estrutura, entre outros.
Essas ações e procedimentos são exemplos da importância e relevância dos ensaios de resistência, assim como da qualidade do concreto, pois essas falhas e situações podem representar prejuízos financeiros consideráveis, que muitas vezes até inviabilizam um empreendimento.