• Matéria: ENEM
  • Autor: LuidySilva10
  • Perguntado 5 anos atrás

Em geral, as pessoas com deficiência vivem às margens da sociedade, inclusive no mercado de trabalho. No entanto, nos últimos anos isso vem se alterando, já que existem programas de inclusão social que visam capacitar pessoas deficientes, bem como a lei de cotas, em que as empresas passaram a contratar pessoas com deficiência para tornarem-se parte do quadro de funcionários, e o sujeito surdo está entre eles. Disserte sobre os desafios dos surdos para entrarem no mercado de trabalho.

Respostas

respondido por: fafacamargo
7

Resposta:

Resposta Esperada:

*As pessoas com deficiência têm o direito de serem contratadas como qualquer outra pessoa. *A lei veio para assegurar esse direito, porém espera-se do trabalhador nessas condições profissionalismo, dedicação, assiduidade, igualmente aos outros. *Quando voltamos ao passado, historicamente, podemos dizer que os surdos eram indicados apenas para trabalhos manuais e que não poderiam exercer atividades mais complexas, devido a sua deficiência bem como a sua baixa escolaridade. *Atualmente, os surdos no mercado de trabalho estão assumindo cada vez mais postos que envolve não só trabalhos manuais, mas intelectuais também, pois eles têm se profissionalizado e têm sido vistos nas empresas como colaboradores capazes de aprender e produzir como qualquer outro.

Explicação:

respondido por: thejullio
4

Durante séculos o mercado de trabalho desvalorizou surdos e outros deficientes na força de trabalho, muitos ainda são tratados como pobres, sofrem discriminação no ambiente de trabalho, muitas empresas veem a contratação de PCD como um fardo, mas esse tipo de pensamento está errado, pessoas com deficiência não podem ficar à margem da sociedade, precisam ocupar diferentes posições, inclusive no mercado de trabalho.  Atualmente, os surdos no mercado de trabalho estão cada vez mais ocupando cargos que incluem não só o trabalho manual, mas também o intelectual

Perguntas similares