• Matéria: História
  • Autor: lucasperreira802
  • Perguntado 5 anos atrás

QUESTÃO 07: Quais as atitudes de D. Pedro diante do aumento da pressão das Cortes Portuguesas para que ele
retornasse para Portugal?​

Respostas

respondido por: fc438386524
2

Resposta:

Em 9 de janeiro de 1822, o então príncipe regente Dom Pedro escolhe, sob muita pressão, ficar no Brasil ao invés de abandoná-lo e voltar para Portugal como fez seu pai Dom João VI. Essa foi uma resposta rebelde às demandas das cortes portuguesas, formadas durante a Revolução do Porto em 1820, cujo objetivo era criar uma nova constituição para o país e fazer com que a capital do reino voltasse à Europa.

Ao escolher ficar, o príncipe negava o apelo de seus conterrâneos, mas atendia aos interesses dos brasileiros, ganhando o apoio necessário para, oito meses depois, declarar independência de Portugal e passar a reger o mais novo Império emancipado, tornando-se assim Dom Pedro I do Brasil. Sob a ameaça de voltar à condição de Colônia, o país tomou o rumo contrário e se rebelou, se libertando das amarras portuguesas.

É importante lembrar que o complexo processo de emancipação brasileiro passou por diversas batalhas regionais, que envolveram disputas sociais, militares e políticas que não se restringiram à Corte do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas. Tampouco se encerraram com o "grito do Ipiranga" em setembro de 1822.

Disputas importantes ocorreram em províncias mais afastadas, como a formação do popular Exército Libertador, o cerco às tropas portuguesas na Bahia em 1823 e, no mesmo ano, a batalha às margens do rio Jenipapo no Piauí, que juntou as forças locais às cearenses e maranhenses. No entanto, é apenas em 1825 e depois de muitas colisões entre os dois lados que Portugal finalmente reconhece a derrota por meio do Tratado de Paz, Amizade e Aliança.

Explicação:

.....


lucasperreira802: obrigado
Perguntas similares