ME AJUDA PFVR
LEIA O TEXTO PARA RESPONDER AS QUESTÕES.
O PRIMEIROBEIJO
“OS DOIS MAIS MURMURAVAM QUE CONVERSAVAM: HAVIA POUCO SE INICIARA O NAMORO E AMBOS ANDAVAM TONTOS, ERA O AMOR. AMOR COM O QUE VEM JUNTO: CIÚME.
– ESTÁ BEM, ACREDITO QUE SOU A SUA PRIMEIRA NAMORADA, FICO FELIZ COM ISSO. MAS ME DIGA A VERDADE, SÓ A VERDADE: VOCÊ NUNCA BEIJOU UMA MULHER ANTES DE ME BEIJAR? ELE FOI SIMPLES:
– SIM, JÁ BEIJEI ANTES UMA MULHER.
– QUEM ERA ELA? PERGUNTOU COM DOR.
ELE TENTOU CONTAR TOSCAMENTE, NÃO SABIA COMO DIZER.
O ÔNIBUS DA EXCURSÃO SUBIA LENTAMENTE A SERRA. ELE, UM DOS GAROTOS NO MEIO DA GAROTADA EM ALGAZARRA, DEIXAVA A BRISA FRESCA BATER-LHE NO ROSTO E ENTRAR-LHE PELOS CABELOS COM DEDOS LONGOS, FINOS E SEM PESO COMO OS DE UMA MÃE. FICAR ÀS VEZES QUIETO, SEM QUASE PENSAR, E APENAS SENTIR – ERA TÃO BOM. A CONCENTRAÇÃO NO SENTIR ERA DIFÍCIL NO MEIO DA BALBÚRDIA DOS COMPANHEIROS.
E MESMO A SEDE COMEÇARA: BRINCAR COM A TURMA, FALAR BEM ALTO, MAIS ALTO QUE O BARULHO DO MOTOR, RIR, GRITAR, PENSAR, SENTIR, PUXA VIDA! COMO DEIXAVA A GARGANTA SECA.
E NEM SOMBRA DE ÁGUA. O JEITO ERA JUNTAR SALIVA, E FOI O QUE FEZ. DEPOIS DE REUNIDA NA BOCA ARDENTE ENGULIA-A LENTAMENTE, OUTRA VEZ E MAIS OUTRA. ERA MORNA, PORÉM, A SALIVA, E NÃO TIRAVA A SEDE. UMA SEDE ENORME MAIOR DO QUE ELE PRÓPRIO, QUE LHE TOMAVA AGORA O CORPO TODO.
A BRISA FINA, ANTES TÃO BOA, AGORA AO SOL DO MEIO DIA TORNARA-SE QUENTE E ÁRIDA E AO PENETRAR PELO NARIZ SECAVA AINDA MAIS A POUCA SALIVA QUE PACIENTEMENTE JUNTAVA.
E SE FECHASSE AS NARINAS E RESPIRASSE UM POUCO MENOS DAQUELE VENTO DE DESERTO? TENTOU POR INSTANTES MAS LOGO SUFOCAVA. O JEITO ERA MESMO ESPERAR, ESPERAR. TALVEZ MINUTOS APENAS, ENQUANTO SUA SEDE ERA DE ANOS.
NÃO SABIA COMO E POR QUE MAS AGORA SE SENTIA MAIS PERTO DA ÁGUA, PRESSENTIA-A MAIS PRÓXIMA, E SEUS OLHOS SALTAVAM PARA FORA DA JANELA PROCURANDO A ESTRADA, PENETRANDO ENTRE OS ARBUSTOS, ESPREITANDO, FAREJANDO.
O INSTINTO ANIMAL DENTRO DELE NÃO ERRARA: NA CURVA INESPERADA DA ESTRADA, ENTRE ARBUSTOS ESTAVA… O CHAFARIZ DE ONDE BROTAVA NUM FILETE A ÁGUA SONHADA. O ÔNIBUS PAROU, TODOS ESTAVAM COM SEDE MAS ELE CONSEGUIU SER O PRIMEIRO A CHEGAR AO CHAFARIZ DE PEDRA, ANTES DE TODOS.
DE OLHOS FECHADOS ENTREABRIU OS LÁBIOS E COLOU-OS FEROZMENTE AO ORIFÍCIO DE ONDE JORRAVA A ÁGUA. O PRIMEIRO GOLE FRESCO DESCEU, ESCORRENDO PELO PEITO ATÉ A BARRIGA. ERA A VIDA VOLTANDO, E COM ESTA ENCHARCOU TODO O SEU INTERIOR ARENOSO ATÉ SE SACIAR. AGORA PODIA ABRIR OS OLHOS. ABRIU-OS E VIU BEM JUNTO DE SUA CARA DOIS OLHOS DE ESTÁTUA FITANDO-O E VIU QUE ERA A ESTÁTUA DE UMA MULHER E QUE ERA DA BOCA DA MULHER QUE SAÍA A ÁGUA. LEMBROU-SE DE QUE REALMENTE AO PRIMEIRO GOLE SENTIRA NOS LÁBIOS UM CONTATO GÉLIDO, MAIS FRIO DO QUE A ÁGUA.
E SOUBE ENTÃO QUE HAVIA COLADO SUA BOCA NA BOCA DA ESTÁTUA DA MULHER DE PEDRA. A VIDA HAVIA JORRADO DESSA BOCA, DE UMA BOCA PARA OUTRA. INTUITIVAMENTE, CONFUSO NA SUA INOCÊNCIA, SENTIA INTRIGADO: MAS NÃO É DE UMA MULHER QUE SAI O LÍQUIDO VIVIFICADOR, O LÍQUIDO GERMINADOR DA VIDA… OLHOU A ESTÁTUA NUA.
ELE A HAVIA BEIJADO.
SOFREU UM TREMOR QUE NÃO SE VIA POR FORA E QUE SE INICIOU BEM DENTRO DELE E TOMOU-LHE O CORPO TODO ESTOURANDO PELO ROSTO EM BRASA VIVA. DEU UM PASSO PARA TRÁS OU PARA FRENTE, NEM SABIA MAIS O QUE FAZIA. PERTURBADO, ATÔNITO, PERCEBEU QUE UMA PARTE DE SEU CORPO, SEMPRE ANTES RELAXADA, ESTAVA AGORA COM UMA TENSÃO AGRESSIVA, E ISSO NUNCA LHE TINHA ACONTECIDO.
ESTAVA DE PÉ, DOCEMENTE AGRESSIVO, SOZINHO NO MEIO DOS OUTROS, DE CORAÇÃO BATENDO FUNDO, ESPAÇADO, SENTINDO O MUNDO SE TRANSFORMAR. A VIDA ERA INTEIRAMENTE NOVA, ERA OUTRA, DESCOBERTA COM SOBRESSALTO. PERPLEXO, NUM EQUILÍBRIO FRÁGIL.
ATÉ QUE, VINDA DA PROFUNDEZA DE SEU SER, JORROU DE UMA FONTE OCULTA NELE A VERDADE. QUE LOGO O ENCHEU DE SUSTO E LOGO TAMBÉM DE UM ORGULHO ANTES JAMAIS SENTIDO: ELE…
ELE SE TORNARA HOMEM. ”
(CLARICE LISPECTOR ,
silashulkgamer2:
OK
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
cadê as questões? não tem como responder se não tiver as perguntas!
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás