A relação entre o povoamento da Chapada Gaúcha com o processo de emigração das populações da região Sul, entre as décadas de 1970 e 1980, é verificada:
a) A partir da implantação de campos industriais no território paulista e demais estados da região Sudeste, a emigração de populações da região Sul se intensificou, de modo a dar maior velocidade aos processos de urbanização no Brasil.
b) Devido à intensa explosão demográfica na população da região Sul do país, o governo militar criou incentivos para o deslocamento de uma parcela desta população, dando prioridade à ocupação da região Nordeste e Norte de Minas Gerais.
c)A chegada da mecanização do campo na região Sul provocou intensos processos migratórios. Nesta época ocorreu a saída de cerca de 1,5 milhão de pessoas em direção às demais regiões brasileiras onde havia a expansão das fronteiras agrícolas.
d) Devido à grande quantidade de técnicas agrícolas desenvolvidas pelos agricultores da região Sul do Brasil, empresas privadas contrataram esses sujeitos para ensinar outros agricultores nas demais regiões do país, promovendo assim uma padronização de vegetais cultivados em todo o território nacional.
e)A emigração foi impulsionada pelo governo brasileiro a fim de povoar vazios demográficos no Sudeste e impulsionar a ocupação agrícola na região, que até o momento não possuía atividade econômica de grande relevância.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
c) A chegada da mecanização do campo na região sul provocou intensos processos migratórios. Nesta época ocorreu a saída de cerca de 1,5 milhões de pessoas em direção às demais regiões brasileiras onde havia a expansão das fronteiras agrícolas
Perguntas similares
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás