Respostas
Resposta:
Uma análise superficial do termo preconceito linguístico sugere que sua origem pode ter acontecido no uso da própria língua, ou seja, a partir da interação verbal entre um escritor/falante com um leitor/ouvinte.
Explicação:
é possível afirmar que o preconceito surge da interação humana. Essa afirmação também é válida para o preconceito linguístico. Na interação, o indivíduo avalia a desempenho do outro de acordo com os critérios estabelecidos pelas diferentes instâncias sociais e relações de poder.
Com relação ao preconceito linguístico, há a confluência das duas classificações dos critérios apresentados pelos iluministas: a causada pela autoridade humana e a originada devido ao excesso de pressa. Na verdade, grande parte do preconceito linguístico é motivada pela falta de reflexão. Na próxima seção, apresentaremos a análise de Bagno (2007), que apresenta os principais mitos que fomentam o preconceito linguístico. Todos os mitos relacionam-se entre si e, como já citado, são causados pela falta de conhecimento acerca dos fenômenos da língua em uso que manifestam a multiplicidade e riqueza da língua.