02 - A transformação das formas de governo das nações europeias na Idade Moderna centralizou o poder na figura de um soberano absolutista associada à necessidade crescente de acumular ouro e prata para suprir a demanda de uma sociedade comercial cada vez mais poderosa. Isso fez com que grandes sociedades se lançassem ao desconhecido mar, rompendo com temores medievais e conquistando novas terras. O que favoreceu o pioneirismo de Portugal e Espanha nas Grandes Navegações da Expansão Marítima europeia? * Por favor me ajudem é urgente
Respostas
Favoreceram o pioneirismo de Espanha e Portugal no processo das Grandes Navegações a posição geográfica favorável de ambos os países, o fato de terem sido os dois primeiros países europeus a se unificarem e as alianças firmadas, entre nobrezas, clero e alta burguesia, no processo da Reconquista.
Deste modo ambos os países detinham as técnicas necessárias para realizar estes empreendimentos, sendo nações de vasta tradição na navegação, os meios econômicos de fazê-lo, pela aliança entre Estado e Alta Burguesia, e a estrutura política adequada para realizar os altos investimentos e garantir que seriam recompensados, já que contavam com um Estado centralizado.
Bom, vamos lá!
Os países se viram com a necessidade de ter sua própria riqueza para construir e expandir cada vez mais seus territórios, isso proporcionou o crescimento do mercado e como a riqueza do reino é gerada por conta de suas riquezas, sem esse ouro e prata, não teria avançado tão rápido com a expansão marítima, aonde pessoas foram designadas para construir grandes navios.
Espero ter ajudado!