• Matéria: História
  • Autor: laylayasmimcruzperei
  • Perguntado 5 anos atrás

quais são os principais características das escrituras sagradas da bíblia​

Respostas

respondido por: alunaqualquer7
2

Resposta:

Toda a Escritura é divinamente inspirada. Também é proveitosa para ensinar, redarguir, corrigir e instruir em justiça de modo que o homem de Deus seja perfeito, além de perfeitamente instruído para toda a boa obra. Na profissão de fé, o crente declara ser o Antigo e o Novo Testamentos a Palavra de Deus.

Isso em consonância com o fato de que a Bíblia foi dada por Deus para o conhecimento especial Dele próprio. Com isto em mente, nessa breve reflexão, abordaremos quatro características da Palavra do Senhor.

1. Autoridade

A autoridade das Escrituras significa que todas as palavras nas Escrituras são palavra de Deus, de modo que não crer em alguma palavra da Bíblia ou desobedecer a ela é não crer em Deus ou desobedecer a Ele. Portanto, a Bíblia é normativa, isto é, nossa regra de fé e prática.

Há muitas afirmações na Bíblia declarando que todas as palavras das Escrituras são palavras de Deus (ao mesmo tempo em que são palavras escritas por homens). No Antigo Testamento, isso se vê com freqüência na frase introdutória “assim diz o Senhor”, que ocorre centenas de vezes.

No mundo do Antigo Testamento, essa frase seria reconhecida como idêntica em forma à expressão “assim diz o rei...”, usada para introduzir um edito de um rei a seus súditos que não poderia ser questionado, simplesmente obedecido. Dessa forma, quando os profetas dizem “assim diz o Senhor”, estão reivindicando a condição de mensageiros de Deus.

Ademais, estão declarando que suas palavras são palavras de Deus com autoridade absoluta. Quando um profeta falava dessa forma em nome de Deus, cada palavra dita vinha de Deus, senão ele seria um falso profeta (cf. Nm 22.38; Dt 18.18-20; Jr 1.9; 14.14; 23.16-22; 29.31-32; Ez 2.7; 13.1-16).

Uma coisa é afirmar que a Bíblia alega ser as palavras de Deus. Outra coisa é convencer-se de que essas afirmações são verdadeiras. Nossa convicção definitiva vem apenas quando o Espírito Santo fala ao nosso coração nas palavras da Bíblia, dando-nos a segurança íntima de que essas são as palavras de nosso Criador falando conosco.

Logo depois de explicar que sua mensagem apostólica consistia de palavras ensinadas pelo Espírito Santo (1Co 2.13), Paulo diz: “... o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente” (1Co 2.14).

À parte do trabalho do Espírito de Deus, uma pessoa não receberá verdades espirituais e, em particular, não receberá nem aceitará a verdade de que as palavras das Escrituras são de fato palavras de Deus.

2. Clareza

Também conhecida como perspicuidade, é a característica de terem sido escritas de modo tal que seus ensinamentos podem ser compreendidos pelos crentes comuns. A Bíblia está escrita de modo que seus ensinamentos podem ser compreendidos por todos os que a lerem buscando o auxílio de Deus e dispondo-se a adotá-la.

Deus fala com o homem por meio de uma linguagem compreensível a todos. Isso se faz presente em Jo 20.30-31. “Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome”.

3. Necessidade

Significa que a Bíblia é necessária para conhecer o Evangelho, conservar a vida espiritual e conhecer a vontade de Deus, mas não é necessária para saber que Deus existe. A Bíblia, é, portanto, a revelação especial de Deus. Por isso, o sábio escreveu: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos” (Sl 119.105).

4. Suficiência

Significa dizer que a Bíblia contém todas as palavras Divinas que Deus quis dar seu seu povo em cada estágio da história da redenção e hoje contém todas as palavras de Deus que precisamos para a salvação, para que, de maneira perfeita, Nele possamos confiar e a Ele obedecer.

Paulo, ao escrever para Timóteo, fala sobre essa suficiência por meio da seguinte exortação: “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus” (2 Tm 3.14,15).

Deus te abençoe.

Perguntas similares