Respostas
Resposta:
>>>>>>>>>
Explicação:
O nome da obra é de origem tupi-guarani e significa "homem que come gente" (canibal ou antropófago). O título da tela é resultado de uma junção dos termos aba (homem), pora (gente) e ú (comer).
Esta obra marca a fase antropofágica da pintora Tarsila de Amaral que ocorreu entre 1928 e 1930. É possível identificar traços característicos da artistas como a escolha de cores fortes, a inclusão de temas imaginários e a alteração da realidade.
Na pintura vemos um homem com grandes pés e mãos, e ainda o sol e um cacto. Estes elementos podem representar o trabalho físico que era o ofício da maior parte da população brasileira naquele período.
Resposta:
O nome da tela é a junção dos vocábulos tupis aba (homem), pora (gente) e ú (comer). Sendo assim, seu significado é "homem que come gente" ou "homem antropófago".
A obra simboliza a realidade de boa parte da população brasileira: Muitas pessoas trabalham desde cedo, principalmente trabalhos de carácter pesado (pedreiro, motorista, garimpeiro, empregada doméstica) e deixam de estudar para se especializarem em alguma área ( fazer faculdade, por exemplo). Dessa forma o quadro é pintado como uma pessoa com "mente pequena", pouco trabalho mental, e membros (mãos e pés) grandes, muito trabalho físico.
Outro detalhe interessante são detalhes como o sol escaldante e cacto representando as altas temperaturas e o bioma caatinga, típico de uma região com pouco acesso a educação: O nordeste brasileiro.