1) (ufes) a crise do encilhamento, ocorrida durante o primeiro governo republicano, provocou um grande descontrole na economia nacional. essa crise: * 1 ponto culminou com o desenvolvimento da forte política de industrialização no brasil. foi consequência da política econômico-financeira de emissão de papel-moeda e do crédito aberto, adotada por rui barbosa, então ministro da fazenda. conteve a especulação, evitando a falência de banqueiros e industriais. levou o ministro rui barbosa e a elite agroexportadora a elaborarem o primeiro programa de valorização do café. leia o trecho e, em seguida, assinale a alternativa correta. "aconteceu, porém, que era difícil viver d. pedro ii a vida dupla que parece ter pretendido levar, indo piedosamente à missa no brasil e fazendo o pelo sinal aos olhos das multidões brasileiras e, na europa, ostentando espírito voltairiano; de modo que o pedro ii de feitio europeu – que talvez fosse dos dois o mais autêntico – terminou superando, dentro do próprio brasil, o de algum modo antieuropeu e antiprogressista. daí em crises como a dos bispos e a militar ter se comportado exatamente como qualquer político ou liberal, ou republicano e até anticlerical – empenhado em fazer valer o princípio da autoridade legítima sobre o da insubordinação." (freyre, gilberto. ordem e progresso. são paulo: global, 2004. p. 217.) 2. no trecho acima, é correto dizer que gilberto freyre: * 1 ponto nega que d. pedro ii tenha tido qualquer tipo de responsabilidade na crise que levou o império ao seu fim. deixa claro que não era de bom tom o imperador mostrar sua postura religiosa aos brasileiros. ressalta que a ambiguidade política de d. pedro ii acabou por colocá-lo em litígio com algumas camadas da sociedade. afirma que dom pedro ii sempre gostou mais da europa do que do brasil.
Respostas
Resposta:
Aula 66 Google Classroom
Explicação:
1. b) Foi consequência...
2. c) Ressalta que...
Resposta:
1. b) foi consequência da política econômico-financeira de emissão de papel-moeda e do crédito aberto, adotada por Rui Barbosa, então Ministro da Fazenda.
2. c) ressalta que a ambiguidade política de D. Pedro II acabou por colocá-lo em litígio com algumas camadas da sociedade.
Explicação:
1. A impressão exagerada de papel-moeda na intenção de financiar a indústria foi incentivada pelo ministro Rui Barbosa, porém gerou a uma grande especulação financeira e a desvalorização da moeda seguida de uma grande alta na inflação.
2. D. Pedro II mantinha uma postura que enfatizava a ambiguidade da sociedade em que ele reinava, elogiava o republicanismo, era antiescravista e pregava a liberdade religiosa enquanto reinava em um país monárquico escravista e profundamente vinculado a Igreja Católica, sendo sua própria pessoa considerada sagrada.