• Matéria: História
  • Autor: carlosqrz
  • Perguntado 5 anos atrás

A espada, a cruz e a fome iam dizimando a família selvagem...” (Pablo Neruda). O poeta refere-se à conquista espanhola na América. De acordo com o sentido histórico podemos afirmar que: *
a) os soberanos da Espanha proibiram o uso das palavras conquista e conquistadores em relação à América, senda assim desapareceram dos atos oficiais.
b) definiam a quantidade de mão de obra, a região oficial a ser explorada e o estilo de evangelização a ser utilizado.
c) legislavam o traçado urbano das cidades que futuramente viriam a surgir.
d) havia um equilíbrio entre os diversos setores sociais e a elite.
e) no século XVI, o relacionamento entre os povos pré-colombianos e os exploradores espanhóis foi marcado pelo contato violento, pela miséria, pelas doenças trazidas e pela dominação cristã e cultural imposta.

Respostas

respondido por: adrianapatricia72
2

Resposta: Alternativa e

Explicação: A chegada dos europeus ao continente americano trouxe um fator biológico que foi mortal aos indígenas: as doenças contagiosas. Os historiadores estimam que cerca de ¾ da população nativa tenha perecido vítima de doenças contagiosas. A varíola foi a pior delas e castigou os astecas durante as lutas contra os espanhóis. Atribui-se isso à falta de imunidade do nativo, pois essas doenças não existiam no continente americano até a chegada europeia além da dizimação das populações indígenas com a ação violenta dos espanhóis durante a Conquista da América.

Perguntas similares