4) O gestor de uma organização pública, considerando a especificidade da administração pública, exerce atividades relativamente semelhantes às do gestor de uma organização da sociedade civil. Entretanto, no que tange ao cumprimento da legislação, há uma diferença importante na ação do agente público e do gestor da organização civil.
Identifique em qual das alternativas aparece corretamente a diferença entre os gestores quanto ao cumprimento da legislação.
a)O gestor da organização civil tem a competência exclusiva da elaboração de projetos e termos de parceria, ficando isento de atuar sob as normas da administração pública.
b)O gestor público pode realizar as parcerias independentemente do previsto em legislação, pois deve prevalecer o interesse do cidadão. Já o gestor da organização civil depende de concessão de autorização do poder público.
c)O gestor da organização civil não realiza planejamento para a captação de recursos, pois todos estes são liberados pelo poder público por meio das parcerias. Já o gestor público solicita ao poder executivo a liberação de recursos para a implementação de políticas públicas.
d)O gestor público deve cumprir estritamente o que consta na legislação, enquanto o gestor da organização civil pode realizar o que não consta como proibição em legislação.
e)O gestor público não pode atuar como voluntário nas horas vagas, pois deve manter-se distanciado da sociedade civil para exemplificar o que é uma postura ética, moral e impessoal.
Respostas
Resposta:
D
Explicação:
Tanto o gestor de uma organização pública, quanto de uma organização do terceiro setor, têm competências comuns, como princípio de ação democrático e habilidades de liderança, de identificação e resolução de problemas, habilidade em mediação e conflitos, conhecimento de planejamento estratégico, conhecimento das normas, leis e regulamentos, dos princípios administrativos, gestão de pessoas e equipe, conhecimento acerca da organização, de prestação de contas, ética, moral e, principalmente, compromisso com o desenvolvimento e a promoção da cidadania. A diferença principal é que, ao agente público, cabe o estrito cumprimento da norma, ou seja, somente poderá fazer o que consta exatamente na legislação, enquanto o gestor da organização civil pode realizar o que não consta como proibição em legislação.
RespostA:
Letra D.
Explicação: