1) a intolerância se manifesta de várias maneiras e pode ser imputada em relação à religião, às diferentes etnias, à raça, à nacionalidade, aos times de futebol, aos partidos políticos, à xenofobia (antipatia ao estrangeiro) e discriminações correlatas. a intolerância religiosa no brasil tem uma leitura peculiar. mesmo que a legislação nacional assegure a liberdade de crença e de culto, a intolerância religiosa é uma realidade. embora haja denúncias de intolerância e discriminação religiosa em relação às inúmeras religiões que se apresentam no panorama nacional, são as religiões afro-brasileiras os alvos mais comuns desse fenômeno. assinale a afirmativa que mostra quais são as questões envolvidas na intolerância contra as religiões e a cultura afro-brasileiras: selecione uma alternativa: a) as religiões afro- brasileiras fazem parte da cultura brasileira, mas deveriam ser tiradas de suas crença entidades malignas e atos esdrúxulos. b) as religiões afro-brasileiras têm um importante significado para a cultura brasileira e seu desaparecimento seria uma grande perda para a história e a cultura em nosso país. c) as religiões afro-brasileiras são religiões que não deviam existir como componente da cultura brasileira, pois são oriundas das culturas africanas atrasadas. d) as religiões afro-brasileiras tem um papel secundário na cultura brasileira, pois surgiram do contato das culturas do negro, do índio e do branco, por isso não podem ser consideradas brasileiras. e) é importante preservar as religiões afro-brasileiras, pois elas têm um grande significado para a cultura brasileira por ser originária de povos autóctones que foram extintos, e é pela religião que são conservadas suas culturas.
Respostas
Resposta:
Dados mais recentes demonstram que estamos utilizando cerca de 50% a mais do que o que temos disponível em recursos naturais, ou seja, precisamos de um planeta e meio para sustentar nosso estilo de vida atual.
Podemos dizer que esta é uma forma irracional de exploração da natureza, que gera o esgotamento do capital natural mais rápido do que sua capacidade de renovação.
Esta situação não pode perdurar, pois, desta forma, enfrentaremos em breve uma profunda crise socioambiental e uma disputa por recursos.
O PLANETA PRECISA DE 1,5 ANO PARA REGENERAR OS RECURSOS RENOVÁVEIS QUE CONSUMIMOS EM UM ANO
Pegada Ecológica global por componente, 1961-2008 (Global Footprint Network, 2011):
Atualmente, a média mundial da Pegada Ecológica é de 2,7 hectares globais por pessoa, enquanto a biocapacidade disponível para cada ser humano é de apenas 1,8 hectare global. Tal situação coloca a população do planeta em grave déficit ecológico, correspondente a 0,9 gha/cap. A humanidade necessita hoje de 1,5 planeta para manter seu padrão de consumo, colocando, com isso, a biocapacidade planetária em grande risco.
Projeções para o ano de 2050 apontam que, se continuarmos com este padrão, necessitaremos de mais de dois planetas para mantermos nosso consumo. É necessário um esforço mundial para reverter essa tendência, fazendo com que passemos a viver dentro da biocapacidade planetária.
Projeções tendenciais (Global Footprint Network, 2010):
Outro grave efeito da excessiva exploração da natureza é a perda acelerada da biodiversidade, ou seja, o desaparecimento ou declínio do número de populações de espécies de plantas e animais.
A perda da biodiversidade verificada entre os anos de 1970 e 2000, cerca de 35%, somente é comparável a eventos de extinção em massa ocorridos apenas quatro ou cinco vezes durante bilhões de anos da história da Terra. Todos eles causados por desastres naturais e jamais pelo ser humano, como agora.