• Matéria: Filosofia
  • Autor: camillahelena38
  • Perguntado 5 anos atrás

A Desigualdade social é o fenômeno em que ocorre a diferenciação entre pessoas no contexto de uma mesma sociedade, colocando alguns indivíduos em condições estruturalmente mais vantajosas do que outros. Ela manifesta-se em todos os aspectos: cultura, cotidiano, política, espaço geográfico e muitos outros, mas é no plano econômico a sua face mais conhecida, em que boa parte da população não dispõe de renda suficiente para gozar de mínimas condições de vida. Inúmeros dados e estudos apontam que a desigualdade social e econômica cresce em todo o mundo. Dados do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) revelam que 1% dos mais ricos detêm 40% dos bens globais. Um relatório da ONG Oxfam demonstra também que as 85 pessoas mais ricas do mundopossuem uma renda equivalente às 3,5 bilhões de pessoas mais pobres.
Diante desse panorama, que gera inúmeros excluídos e miseráveis em todo o mundo, surge a questão: o que causa a desigualdade social? O teórico Jean-Jacques Rosseau afirmava que a desigualdade é um fenômeno que tende a sempre se intensificar no contexto social. As famílias mais pobres possuem um menor acesso à instrução e às informações necessárias para alavancar um desenvolvimento próprio, enquanto os grupos mais ricos possuem um maior nível estrutural para investirem e multiplicarem sua renda e os largos benefícios advindos dela. Para Rosseau, o que causa a desigualdade é exatamente a divisão social do trabalho, com a criação da propriedade e dos bens particulares e não distribuíveis

1) explique a imagem abaixo tomando como base os conceitos aprendidos no texto:

2) “O teórico jean-Jacques Rosseau real afirmativa que a desigualdade é um sinônimo que tende a sempre se intensificar no contexto social”. o que isso significa?

3) “A desigualdade social é um dos principais desafios do mundo atual e sua concepção Perpassa por várias esferas da composição da sociedade”.quais são essas esferas?

Anexos:

Respostas

respondido por: rafaellarjournal
3

1) O primeiro menino representa a parte rica da sociedade e o segundo menino representa a parte pobre.

2) Significa que as pessouas que são pobres geralmente não conseguem achar formas de realmente enriquecer ficando e passando de gerações um futuro medíocre e os mais ricos já sabem métodos para enriquecer muitas vezes multiplicando sua renda.

3) O tipo de trabalho o local de suas moradias alimentação escolas etc

Oi !! todas essas respostas foram analisadas por mim então não tenho certeza se estou certa mais realmente espero que você acerte BOA SORTE ❤❤

Perguntas similares