• Matéria: Sociologia
  • Autor: biancacbm2003
  • Perguntado 5 anos atrás

Questão 1) ​Explique e dê exemplos da distinção entre público e privado no período do Estado Absolutista.
Questão 2) ​Como se deu a transição entre o sistema feudal e o Estado Absolutista?
Questão 3) ​Como,para distanciar da forma feudal, o Estado organizou sua
administração?
Questão 4) ​Comente o dito: ​“​O estado Absolutista foi substituído pelo Estado
Liberal​”​.
Questão 5) ​Qual o argumento principal de thomas hobbes utilizado para defender o
Estado?
Questão 6) ​Em que sentido o Estado absolutista se beneficiou do Direito Divino do Rei?

Respostas

respondido por: priscilasm2
0

1) A distinção entre público e privado no período do Estado Absolutista não era uma ideia existente nesta modalidade política. O indivíduo abriu mão de seus direitos em prol do Estado, através de um contrato social. Portanto, este Estado tem poder absoluto sobre todas as propriedades.

2) O sistema feudal entrou em decadência quando os reis, contando com apoio da igreja católica, conseguiram impor sua autoridade frente aos senhores feudais. Esta situação foi possível em virtude da crise econômica que estes senhores feudais viviam, sobretudo por não possuírem um poder central, uma moeda unificada ou diretriz estabelecida e as cidades perderam sua importância política.

Com o absolutismo, o rei concentrava poderes políticos e econômicos, onde todos deviam obediência e respeito.

3) Para distanciar da forma feudal, o Estado organizou sua administração através dos Estados Nacionais. Trata-se de um fortalecimento do poder monárquico com o apoio da igreja católica, frente ao sistema feudal. Dessa forma, os reis se tornaram absolutos no estado e puderam arrecadar impostos para manter a instituição, desenvolver a economia e garantir a segurança pública.

4) O Estado Absolutista foi substituído pelo Estado Liberal​ a partir do século XVII. O reinado absolutista, intervencionista econômico, foi substituído pelo pensamento liberal, com menor poder monárquico nas questões econômicas, sendo restrita apenas na garantia de segurança e bem estar a população.

5) O argumento principal de Thomas Hobbes utilizado para defender o Estado Absolutista era de que seria necessário um poder centralizado para controlar todos, estabelecer uma padronização e diretriz e manter a paz.

6) O  Estado absolutista se beneficiou do Direito Divino do Rei uma vez que o monarca era visto como um ser superior divino, que deveria ser soberano e portanto ter poder absoluto, sem contestações.

Bons estudos!

Perguntas similares