Segundo Castanheira & Macedo, leasing é uma operação financeira que teve seu início em 12 de setembro de 1974, quando foi denominado de arrendamento mercantil. Na prática o leasing pode ser considerado um/uma:
Respostas
Resposta:
Aluguel
Explicação passo-a-passo:
O contrato de leasing ou arrendamento mercantil, assim denominado no Direito brasileiro, é o contrato no qual duas ou mais pessoas resolvem alugar ou arrendar determinado objeto um ao outro. O objeto do contrato pode ser novo ou usado.
Na prática, o leasing é um arrendamento que pode se tornar um aluguel ou financiamento de acordo com a decisão do arrendatário ao final do contrato, podendo ser leasing operacional (aluguel) quando resolve devolver o bem ou pode ser leasing financeiro (financiamento) quando decide adquirir o bem.
O que é um leasing?
Em termos práticos, o leasing é um contrato firmado entre duas ou mais pessoas que determinam a utilização de um bem, com a definição do tempo e a forma de pagamento, sendo geralmente utilizados para se ter o direito de usar o produto e ao final do contrato decidir se renova, devolve ou compra este produto.
De um lado do contrato existe o arrendador que pode ser o banco ou sociedade de arrendamento mercantil, do outro lado estão arrendatário que o cliente que deseja firma o contrato para usufruir do produto.
Veja os mais comuns tipos de leasing:
- Leasing operacional: em termos fiscais e contábeis o bem será devolvido para o arrendatário no final do contrato, sendo registrado como aluguel.
- Leasing financeiro: a operação é considerada como financiamento porque ao final do contrato o bem é comprado pelo arrendatário.
Conheça sobre arrendamento mercantil: https://brainly.com.br/tarefa/24136479
#SPJ2