• Matéria: Sociologia
  • Autor: aloisiojose012
  • Perguntado 5 anos atrás

Leia o texto e responda.

Mesmo com a desvinculação constitucional entre Estado e igrejas, a “feitiçaria”, “batuque” ou “ma-

cumba” comumente eram interpretados como curandeirismo, considerado crime, ou reprimidas por

perturbar a paz pública. Dessa forma, justificavam-se as incursões policiais aos espaços em que

eram realizados os rituais. Conforme aponta Paula Montero, a descriminalização dessas práticas so-

mente ocorreu quando elas passaram a se constituir institucionalmente como religiões. Fato que se

tornou possível porque, no caso brasileiro, a diferenciação das esferas sociais não implicou na reti-

rada das religiões do espaço público. [...] a desvinculação entre Estado e igrejas produziu, de acordo

com a autora, novas formas religiosas, que se expressam de maneiras variáveis publicamente e têm

uma organização institucional própria, ou seja, favoreceu o pluralismo religioso.

MORAIS, Mariana Ramos de. Políticas públicas e a fé afro-brasileira: uma reflexão sobre as ações de um Estado Laico.

Ciências Sociais e Religião, Porto Alegre, ano 14, n. 16, Jan./Jun. 2012, p. 39-59 (adaptado).

A situação apresentada no texto se refere à realidade que as religiões afro-brasileiras enfrentam no Brasil.

Assim o texto apresenta duas realidades, respectivamente:

a) pluralismo religioso e secularização.

b) racismo religioso e pluralismo religioso.

c) Estado laico e Estado confessional.

d) superstição e fé.

e) antigos movimentos religiosos e novos movimentos religiosos.
PRECISO URGENTE QUEM PUDER ME AJUDAR..​

Respostas

respondido por: Beto2527p
14

Resposta:

Letra B

Explicação:

Esse texto nos mostra que muitas religiões tem racismo religioso e pluralismo religioso

respondido por: Lalah015
4

Resposta:

b) racismo religioso e pluralismo religioso.

Explicação:

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