Fake News: TSE lança página para esclarecer eleitores
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou nesta quinta-feira uma página na internet para ajudar a esclarecer o eleitorado brasileiro sobre as notícias falsas – ou fake news, no termo inglês - que vêm sendo disseminadas pelas redes sociais. Para a Justiça Eleitoral, a divulgação de informações corretas, apuradas com rigor e seriedade, é a melhor maneira de enfrentar e combater a desinformação. [...]
Além de campanhas para alertar os cidadãos, a Justiça Eleitoral informou que tem encaminhado os relatos de irregularidades que chegam ao seu conhecimento para investigação do Ministério Público Eleitoral e da Polícia Federal. O objetivo é apurar eventuais crimes e responsabilizar quem difunde conteúdo inverídico.
1) De acordo com a notícia, qual o papel da Justiça Eleitoral para auxiliar o eleitorado brasileiro no esclarecimento de notícias falsas? *
1 ponto
A) O papel da Justiça Eleitoral para auxiliar o eleitorado brasileiro no esclarecimento de notícias falsas consiste apenas em realizar campanhas para alertar os cidadãos.
B) O papel da Justiça Eleitoral para auxiliar o eleitorado brasileiro no esclarecimento de notícias falsas consiste em investigar e responsabilizar os disseminadores de fake news.
C) O papel da Justiça Eleitoral para auxiliar o eleitorado brasileiro no esclarecimento de notícias falsas consiste em apurar eventuais crimes e responsabilizar quem difunde conteúdo inverídico.
D) O papel da Justiça Eleitoral para auxiliar o eleitorado brasileiro no esclarecimento de notícias falsas consiste em realizar campanhas para alertar os cidadãos e encaminhar os relatos de irregularidades ao Ministério Público Eleitoral e à Polícia Federal que investigarão e responsabilizarão os disseminadores de fake news.
2) Em: “Esta é a dica: que não espalhem notícias duvidosas.”, a oração subordinada substantiva apositiva é: *
1 ponto
A) “que não”.
B) “Esta é a dica”.
C) “notícias duvidosas”.
D) “que não espalhem notícias duvidosas”.
Respostas
Resposta:
1 D) O papel da Justiça Eleitoral para auxiliar o eleitorado brasileiro no esclarecimento de notícias falsas consiste em realizar campanhas para alertar os cidadãos e encaminhar os relatos de irregularidades ao Ministério Público Eleitoral e à Polícia Federal que investigarão e responsabilizarão os disseminadores de fake news.
2 D) “que não espalhem notícias duvidosas”.
Explicação:
1. A correta é a letra D: O papel da Justiça Eleitoral para auxiliar o eleitorado brasileiro no esclarecimento de notícias falsas consiste em realizar campanhas para alertar os cidadãos e encaminhar os relatos de irregularidades ao Ministério Público Eleitoral e à Polícia Federal que investigarão e responsabilizarão os disseminadores de fake news.
A Justiça Eleitoral tem como função informar a população sobre as fakes news, também conhecida como notícias falsas. O órgão precisa criar campanhas que visam o esclarecimento sobre essas informações falsas.
A Justiça Eleitoral deve comunicar ao Ministério Público Federal, e também, a Polícia Federal a respeito das fakes news. Essas instituições serão responsáveis por avaliar, analisar e investigar os casos de notícias falsas.
Lembrando que há sites em que o cidadão pode fazer a checagem de notícias, para saber se ela é verdadeira ou não.
2. A correta é a letra D: “que não espalhem notícias duvidosas”.
A oração apontada na letra D funciona como subordinada substantiva apositiva, pois tem como objetivo explicar o termo anterior.
O aposto é encontrado nas orações, principalmente pelo uso de vírgulas, que são usadas para separar os termos.
Abraços!