• Matéria: Filosofia
  • Autor: gabriellobato405
  • Perguntado 5 anos atrás

1. Em Seu livro A República, Platão imagina uma cidade ideal, Calípolis. Sobre esta cidade, é correto afirmar: *
1 ponto
A democracia é sua forma de governo, já que para Platão um governo democrático é o mais justo.
A sofocracia é defendida como o governo ideal, isto pois os mais sábios, na concepção de Platão, conhecem melhor a ciência política.
Todos os cidadãos têm igual possibilidade de exercer a função de governo da cidade.
Nenhuma das alternativas anteriores.
2. O chamado "Agostinismo Político" influenciou o pensamento medieval, a partir da divisão de Agostinho de Hipona entre “cidade de Deus” e “cidade terrestre”. Sobre o Agostinismo Político, assinale a alternativa CORRETA: *
1 ponto
O poder religioso seria superior ao poder temporal, cabendo ao Estado garantir uma educação para a Salvação.
O poder temporal e religioso apresentam o mesmo grau de importância.
O poder temporal seria superior ao poder religioso, uma vez que a Igreja não deve interferir nas questões políticas.
O poder religioso seria superior ao poder temporal, cabendo à Igreja o papel subalterno.

Respostas

respondido por: elamambretti
4

1. Acidade ideal para Platão, Calípolis:

A Sofocracia é defendida como o governo ideal, isto pois os mais sábios, na concepção de Platão, conhecem melhor a ciência política.

Platão concebeu um modelo aristocrático de poder. Não a aristocracia da riqueza, mas da inteligência.  Assim, o poder será dos melhores. O governo será administrado por uma:  Sofocracia, o governo dos sábios, o governo dos reis-filósofos.        

Para Platão, os homens comuns são de insuficiente conhecimento, não passam da opinião, doxa, por isso devem ser governados por quem se distingue pelo saber.

2. Sobre o Agostinismo Político, a alternativa CORRETA é:

O poder religioso seria superior ao poder temporal, cabendo ao Estado garantir uma educação para a Salvação.

Agostinho colocava em contraste as duas Cidades:  a “cidade de Deus” e a “cidade terrestre” e acentuava seus antagonismos: somente na cidade terrestre haveria o mal e o pecado.  

A verdadeira paz e a verdadeira Justiça, não existiam fora do  âmbito da Igreja, o que conduziu às concepções teocráticas mais absolutas na  Idade Média.

Bons estudos!


texn: 1) A que necessidades o conhecimento satisfaz?
2) Qual é a forma mais cruel de manter uma sociedade assustada e angustiada?
3) Como o conhecimento favorece o crescimento existencial do homem/mulher?
4) Por que não devemos aceitar um mundo de " segunda mão ".?
5) " O pobre passa fome porque não trabalha." " O pobre trabalha porque passa fome." Na sua opinião, qual é a verdade contida nessas duas frases ?..............................
respondido por: larissamagrani
0

1.B. Platão reflete acerca da educação (Paideia) e analisa o processo de ensino helênico, tendo em vista o progresso dos ensinamentos sofistas em favor da retórica e da oratória nas assembleias políticas.

Para Platão, a mímeses (imitação) não é uma técnica educativa apropriada às crianças, pois há, nas tragédias gregas, nos mitos e nas literaturas de Homero, personagens de caráter duvidoso e que não apresentam uma imagem benéfica e exemplificativa aos educandos gregos.

Assim, Platão concebe que a educação ideal, na República, é aquela cujos ensinamentos são produzidos pela razão e pelo ordenamento da alma humana. Assim, cada cidadão deveria ser educado de acordo com a alma que lhe é cabível, seja concupiscível, irasível ou racional.

Para Platão, os assuntos políticos devem se concentrar nas mãos dos homens mais experientes e mais sábios, cunhando a sofocracia, ou seja, governo dos mais sábios.

Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/45240524

2.A. Uma das figuras importantes da Patrística é Santo Agostinho, autor de "As Confissões" e "A Cidade de Deus".

Segundo Santo Agostinho, que concebe a teoria da iluminação divina, ideia de encontro da verdade e da felicidade. Assim, o exterior passa para o interior e eleva-se ao superior, ou seja, tudo o que é terreno ao homem (externo) deve ser apropriado e refletido de modo interno, através da razão e, assim, após refletido, é transferido para o superior, para Deus e para à divindade, Sumo Bem e Unidade. Seria, em outras palavras, o processo de remomeração de Deus.

Assim, a Cidade de Deus possui supremacia em relação ao mundo terreno. Contudo, cabe ao Estado providenciar uma educação direcionada a Deus e aos seus preceitos.

Link: brainly.com.br/tarefa/111627

Anexos:
Perguntas similares