Um outro campo de atuação de Veiga dos Santos foi a luta pela elevação moral, política e social da população negra. Desde a década de 1920 engajou-se no movimento negro organizado, escrevendo para os jornais da "raça" e se empenhando na construção das entidades negras, como o célebre Centro Cívico Palmares. Em 16 de setembro de 1931, foi um dos fundadores e primeiro presidente da Frente Negra Brasileira (FNB). Criada em um contexto de forte ascensão do movimento negro, a FNB materializava o avanço na luta pela "união política e social da Gente Negra Nacional”. Esta organização desenvolveu vários projetos, dentre os quais, uma escola noturna para jovens e adultos, da qual Veiga dos Santos foi um dos professores.
DOMINGUES, Petrônio. O "messias" negro? Arlindo Veiga dos Santos (1902-1978): "Viva a nova monarquia brasileira; Viva Dom Pedroll". Varia hist., Belo Horizonte, v. 22, n. 36, p. 517-536, dez. 2006. Disponível em Acesso em: 30 set 2018.
1- Na ausência de políticas públicas para inserir o negro na sociedade, inviabilizando ao afrodescendente condições dignas de vida e de trabalho no contexto pós-abolição, a população negra durante o primeiro período republicano engajou-se na adoção de medidas que visavam a sua inserção em diversos setores da sociedade brasileira. Parte das
medidas adotadas incluíam a:
( A ) criação de entidades, associações e instituições de caráter recreativo, assistencialista e político, além da publicação de jornais e de revistas dedicados à população negra.
( B ) deliberação por parte de partidos políticos tradicionais de novos postos de trabalhos destinados à população negra visando a sua plena inserção no mercado de trabalho.
( C ) separação contínua do negro do processo econômico, político e social contribuindo para a manutenção da sua exclusão, que perdura até os dias de hoje.
( D ) fundação de organizações civis e armadas de caráter paramilitar e a criação de escolas destinadas a alfabetizar e a doutrinar a população negra.
Respostas
respondido por:
5
É correta a alternativa A, tendo a sociedade civil, em especial os estratos mais educados da sociedade brasileira da época, organizado seus próprios instrumentos para tentar remediar a situação, já que o governo não apresentava muito interesse em inserir o negro na sociedade.
Por meio de associações civis e a publicação de jornais e revistas, por exemplo, se organizavam iniciativas políticas pela reforma legislativa e para fazer cumprir as leis que já existiam. Também organizavam iniciativas para a educação da população negra, historicamente excluída dos sistemas de educação, que permitissem a inserção no mercado de trabalho.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás