Respostas
Resposta:
olá
1- a) As principais medidas econômicas promovidas por Vargas foram a criação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE) e da Petrobras.
b) Fatores que levaram ao enfraquecimento e à queda do Estado Novo em 1945, podemos apontar: a forte oposição ao modelo econômico desenvolvimentista praticado pelo governo, as bem - sucedidas revoltas integralistas e comunistas contra vargas.
2- a) Getúlio Vargas comete suicídio, e com isso retarda em alguns anos o início da ditadura militar no Brasil. Segundo ele, os interesses defendidos são os interesses de liberdade do povo. O povo goza aqui da proteção de Getúlio Isso fica claro no trecho “Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna. Mas esse povo de quem fui escravo não mais será escravo de ninguém”. A postura autoritária do governo (como atentado contra Carlos Lacerda) era grande inimigo de Getúlio em relação a seu mandato (naquele momento, democrático). Essa postura levou uma oposição, que já era ferrenha, a ganhar ainda mais força. São estas forças que são referidas no texto de seu suícidio.
b) Voltei ao governo nos braços do povo A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se á dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho.
c) Uma parcela importante do movimento operário não aceitou a forma como o Governo Vargas tratou a questão do trabalho no início dos anos 1930. Se, por um lado, a criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, demonstrou o interesse do governo em buscar soluções para a chamada “Questão Social”, por outro foi a forma dos governantes interferirem na organização dos sindicatos e retirarem dos trabalhadores a liberdade que eles tinham para se organizarem e lutarem por seus direitos.
d) Aspectos relacionados a não aceitar a renuncia como forma de defender o povo, além de se sentir ameaçado pelos poderosos e privilegiados da época; fazendo do seu suicídio um ato pela vida do povo brasileiro, virando assim uma figura histórica.
espero ter ajudado!