Respostas
Resposta:
[1]Rosto:
O rosto do doente parece ter ficado assimétrica subitamente? – Um “canto da boca” ou uma das pálpebras parecem “descaídos”?
Para ser Certificar, peça à pessoa para sorrir.
[2]Força:
Pode reconhecer um AVC quando um braço ou uma perna parecem ter perdido subitamente a força e há uma súbita falta de equilíbrio.
Nestes casos certifique-se, peça à pessoa para esticar ambos os braços e levantá-los à altura dos ombros, para lhe apertar a mão ou para tentar caminhar em linha recta.
[3] Fala:
A fala da pessoa parece estranha ou incompreensível? A pessoa parece não compreender o que se lhe diz?
Peça à pessoa para repetir uma frase.
[4]Falta súbita de visão :
A pessoa deixou subitamente de ver de um ou de ambos os olhos? Ficou subitamente a ver a dobrar?
[5]Forte dor de cabeça
Dor de cabeça súbita e muito intensa, diferente do habitual e sem causa aparente.
""O que fazer se os “F” estiverem presentes e suspeitar de um AVC?""
Ligue imediatamente para o 112 e explique o que se está a passar consigo ou com o seu familiar ou amigo. Se a suspeita tiver fundamento, será activada a ” Via Verde AVC”, que permite um transporte rápido e atendimento prioritário no Serviço de Urgência.
Por isso não se deve ir pelos seus próprios meios para o Hospital, a não ser que não tenha outra opção. É muito importante que ligue imediatamente 112. Quanto mais cedo se diagnosticar e tratar um AVC, maiores são as hipóteses de recuperar. Tempo perdido é cérebro perdido.
De realçar se todos estes (5) sinais desapareceram depois de apenas alguns minutos ou algumas horas, é porque um Ataque Isquémico Transitório (AIT) pode ter ocorrido. O AIT, também conhecido como um mini-AVC, deve ser tratado como uma emergência, porque é necessário uma avaliação médica urgente.