A epidemiologia pode ser definida como o ramo da medicina que estuda os padrões de ocorrência, distribuição e causas das doenças na população. Os indicadores de saúde podem ter interpretações diversas, de acordo com a situação epidemiológica e o tipo de evento observado, mas convém abordar os indicadores baseados na proporção de eventos incidentes e na proporção de eventos prevalentes. As medidas de frequência mais utilizadas na epidemiologia são enquadradas em duas categorias. Diante dessa informação, disserte sobre prevalência e incidência.
Respostas
Resposta:
Epidemiologia pode ser definida como a “ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças, e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde”
----------------
A epidemiologia congrega métodos e técnicas de três áreas principais de conhecimento: Estatística, Ciências da Saúde e Ciências Sociais. Sua área de atuação compreende ensino e pesquisa em saúde, avaliação de procedimentos e serviços de saúde, vigilância epidemiológica e diagnóstico e acompanhamento da situação de saúde das populações.
Você sabe que quem faz os estudos epidemiológicos são os epidemiologistas, mas você sabe de que área são estes profissionais? Vamos conhecer melhor?
Epidemiologistas são médicos, enfermeiros, dentistas, estatísticos, demógrafos, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais, geógrafos, dentre outros profissionais. Os epidemiologistas trabalham em salas de aula, serviços de saúde, laboratórios, escritórios, bibliotecas, arquivos, enfermarias, ambulatórios, indústrias e também nos mais variados locais de realização de trabalhos de campo.
A epidemiologia tem como princípio básico o entendimento de que os eventos relacionados à saúde, como doenças, seus determinantes e o uso de serviços de saúde não se distribuem ao acaso entre as pessoas. Há grupos populacionais que apresentam mais casos de certo agravo, por exemplo, e outros que morrem mais por determinada doença. Tais diferenças ocorrem porque os fatores que influenciam o estado de saúde das pessoas se distribuem desigualmente na população, acometendo mais alguns grupos do que outros
Medidas de frequência da epidemiologia
A epidemiologia tem por finalidade indicar os possíveis agentes causadores de determinadas doenças e todos os fatores que estão interligados ao avanço e piora no quadro clinico dos indivíduos.
Na epidemiologia são utilizadas medidas de frequência que são meios de mensurar as mudanças das populações e do surgimento de doenças.
A incidência é a forma de mensurar o surgimento de novos casos de uma doenças, ou o surgimento de novas doenças dentro uma população em um determinado espaço de tempo.
Casos incidentes são casos que foram diagnósticos ao longo do tempo, fora do período de observação.
Prevalência é a quantidade de casos diagnosticados de uma doença no mesmo momento, nesse caso os indivíduos só são observados uma única vez.
Na prevalência, existem três medidas de frequência, são elas:
- Prevalência pontual ou instantânea
- Prevalência de período
- Prevalência na vida
Saiba mais sobre epidemiologia aqui: https://brainly.com.br/tarefa/48073538