2) Sobre a teoria de Marx, não é correto afirmar:
a. A produção mercantil e a apropriação privada são justas, tendo em vista que os patrões detêm mais capital do que os trabalhadores assalariados.
b. Um dos elementos constitutivos da acumulação capitalista é a mais-valia, que consiste em pagar ao trabalhador menos do que ele produziu em uma jornada de trabalho.
c. A mercadoria, para poder existir, depende da existência do capitalismo e da substituição dos valores de troca pelos valores de uso.
d. As relações sociais de exploração surgiram com o nascimento do capitalismo, cuja faceta
negativa está em pagar salários baixos aos trabalhadores.
e. Sob o capitalismo, os trabalhadores se transformaram em escravos, fato acentuado por ter se tornado impossível, com a individualização do trabalho e dos salários, a consciência de classe entre eles.
Respostas
Resposta:
Única alternativa correta: b. Um dos elementos constitutivos da acumulação capitalista é a mais-valia, que consiste em pagar ao trabalhador menos do que ele produziu em uma jornada de trabalho.
Explicação:
a. FALSA - Marx afirmava que o capital da burguesia era acumulado por meio da apropriação de mais-valia (relativa e absoluta) gerada pelo proletariado, tornando-se assim, injusto.
c. FALSA - A mercadoria não existe apenas no modo de produção capitalista, ela se forma a partir de qualquer produção humana anterior, como no feudalismo ou nos modos de produção asiáticos.
d. FALSA - Segundo o conceito de "luta de classes", as relações exploratórias já existiam durante toda a história humana, sendo ela basicamente sendo o motor da história e dividida na disputa entre opressores e oprimidos.
e. FALSA - A consciência de classe entre os trabalhadores ainda é possível e a escravidão não é manifestada aqui em seu sentido literal, mas relativo.