• Matéria: Português
  • Autor: loud307
  • Perguntado 5 anos atrás

A voz do narrador na obra de Guimarães Rosa assume especial importância na construção das personagens. Em Grande sertão: veredas, obra da qual foi extraído o fragmento apresentado, o narrador, na tipologia de Norman Friedman, é caracterizado como:

a) narrador protagonista, que narra de acordo com os limites de sua própria percepção, sem acesso ao estado mental das outras personagens.

b) narrador onisciente neutro, que, sem as intrusões do narrador anterior, descreve as personagens e narra em terceira pessoa.

c) onisciência de seletiva múltipla, ou seja, a história é narrada através da mente das personagens e das impressões que marcaram cada uma delas.

d) narrador testemunha, que narra seu testemunho em primeira pessoa, o que presencia em uma busca constante pela verdade.

e) autor onisciente intruso, que se caracteriza O por tecer comentários sobre a vida, os costumes e a moral das personagens.​


gustahenriq7: Mano n entendi essa,tbm tô querendo saber

Respostas

respondido por: brendaisis
1

O narrador e a tipologia do mesmo, presente na obra "Grande Sertão Veredas", de Guimarães Rosa, está corretamente apresentado na letra a.  narrador protagonista, que narra de acordo com os limites de sua própria percepção, sem acesso ao estado mental das outras personagens.

O narrador protagonista na obra acima citada tem como características o fato de não ter acesso aos pensamentos e sentimentos de outros personagens, bem como é um narrador que não conhece qualquer elemento inerente a um personagem específico.


gustahenriq7: Mano eu acho q é a D q ele conta um testemunho doq ele viveu com seu amigo diadorim
Perguntas similares