Respostas
Resposta:
As danças folclóricas dão voz a histórias, lendas, mitos e símbolos que constituem o sistema de crenças e valores próprios da linguagem de grupos sociais, populações e nações.
Explicação:
Conceitualmente, o termo folclore constitui um neologismo dos vocábulos folk (povo) e lore (conhecimento), representando um “saber popular” ou o “conhecimento tradicional de um povo”. Entre as formas de conhecimento de um povo está a dança, componente de sua cultura. Por sua vez, a dança é uma forma de expressão, interação e comunicação que acompanha a humanidade desde seus primórdios, transformando-se com ela.
As danças folclóricas, nesse sentido, são entendidas como expressões populares do sistema de crenças, valores e significados compartilhadas por grupos sociais em contextos específicos. Portanto, de modo geral, são danças baseadas em lendas, histórias, cultos a divindades, datas comemorativas e festejos típicos.
Além disso, as danças folclóricas se apresentam como meios pelos quais interagimos com a cultura popular de determinadas regiões. Isso porque, ao entendermos o simbolismo da dança, suas caracterizações, cenários, personagens, enredo e afins, adentramos nos signos da linguagem de um povo.