• Matéria: Português
  • Autor: vfigueiredo553
  • Perguntado 5 anos atrás

redação " a cultura negra ea formação da identidade brasileira ".


vfigueiredo553: são quatro parágrafo de minimo 15 linha maximo 25 linhas
vfigueiredo553: # extrutura do texto: 1 paragrofo introdução(de 3 a 5 linhas)
vivi06kgcom: eu respondi moça(o)
vfigueiredo553: muito obrigado por ter me ajudado

Respostas

respondido por: vivi06kgcom
10

Resposta:

→As sociedades ocidentais, assim chamadas por oposição às nãoocidentais (não-europeias), estruturaram-se fundamentalmente sob o modo de produção capitalista. Além disso, o modo de produção dominante (não existe apenas um) numa sociedade pode nos dizer muito sobre a vida dessa sociedade, mas certamente não comporta explicações de todas as dimensões de como os homens que a constituem compreendem sua vida e modelam sua existência.

A degeneração da imagem das sociedades africanas, de suas ciências, e de seus produtos é resultado do projeto do Capitalismo, que difundiu a ideia de que o continente africano é tórrido e cheio de tribos perdidas na História e na Civilização. É resultado também do etnocentrismo das ciências europeias do século XIX. É necessário, pois, ver de que História e de que Civilização se trata. E do ponto de vista histórico-econômico, o imperialismo colonial na África é meio e produto do Capital, uma das grandes invenções que vem desde a era dos Descobrimentos reforçada ainda mais pela consolidação do Liberalismo.

A partir da metade do século 16, os africanos chegaram ao Brasil para trabalhar como escravos. Com eles, vieram os costumes, as religiões, as tradições, uma cultura forte e diferente das que já estavam aqui, vindas dos europeus e dos índios. A união e a mistura de todos esses elementos deram origem à identidade brasileira. As contribuições da cultura de origem africana para a construção da personalidade brasileira são inegáveis. Elas estão em toda parte. Na música, na culinária, na religião.

“Apesar de a Educação brasileira registrar algum avanço no ensino da cultura negra nos últimos anos, existe uma lacuna na formação dos comunicadores na relação de gênero, raça e etnia. O que acontece muitas vezes é que os professores também não tiveram essa formação, e, então, eles não entendem porque é importante abordar a história africana, afro-brasileira, a cultura, a diversidade. Não abordar essas questões é inviabilizar a igualdade e manter um status quo de não negros, de negros, de indígenas, de ciganos. A comunicação é estratégia para adquirir e garantir direitos.”

ESPERO TER AJUDADO

SE QUISER ME AJUDAR TBM

ATENCIOSAMENTE....................

Anexos:

vivi06kgcom: espero ter ajudado ^^
Perguntas similares