• Matéria: História
  • Autor: julianaalbertob
  • Perguntado 9 anos atrás

nos anos 1960 muitos jovens norte-americanos recusaram o "modo de vida americano". Por que esse movimento recebeu o nome de contracultura?

Respostas

respondido por: SaraSA
67
Os jovens americanos que estavam insatisfeitos com os resultados dessa guerra insana, onde milhares de jovens americanos foram mortos e outros milhares de vietcongues, incluindo civis, foram brutalmente assassinados, iniciaram um movimento de contestação à Guerra, que foi ganhando corpo através da recusa da juventude americana ao alistamento militar e a toda “magia” em que se pregava no Modo de Vida Americano (American Way of Life), uma promessa ideológica falsa dos EUA aos países, principalmente de terceiro mundo, onde os habitantes atingiriam a qualidade de vida estadunidense. 

Isso de deu em várias maneiras: a música, que teve seu auge em 1968 com o Festival de Woodstock, a mudança radical da aparência contra o padrão estético da época (cabelos e barbas longos, vestimentas completamente diferentes do padrão usual, uso exacerbado de cores de tonalidade bem forte), o uso de drogas em busca do mundo cada vez mais psicodélico e chavões como “Paz e Amor”, “Faça Amor, não faça Guerra”.

Um enfrentamento sistemático contra o trabalho formal, e em contrapartida a busca da auto-sustentação através de artesanato e de meios alternativos de sobrevivência.


Boa sorte!
Perguntas similares