Sobre a transferência da Corte de D. João VI para o Brasil, o historiador Kenneth Maxwell afirma: Novas instituições foram criadas pela coroa portuguesa, e a maioria delas foi estabelecida no Rio de Janeiro, que, assim, assumiu um papel centralizador dentro de uma América portuguesa que antes era muito fragmentada no sentido administrativo. Houve resistência a isso, principalmente em Pernambuco, em 1817. Mas, no final, o poder central foi mantido.
Explique os motivos da vinda da Família real portuguesa para o Brasil em 1808.
******URGENTE*****
Respostas
Resposta:
A vinda da família real para o Brasil deu-se na passagem de 1807 para 1808 e foi resultado da guerra travada entre França e Reino Unido durante o período napoleônico. A transferência da corte ocorreu pela recusa de Portugal em obedecer as ordens da França e aderir ao Bloqueio Continental, instituído com o objetivo de prejudicar os ingleses, em 1806.
Com isso, o regente de Portugal, d. João, filho de d. Maria I, decidiu transferir toda a corte para o Brasil. Assim, o poder português instalou-se no Rio de Janeiro, resultando em transformações que tiveram influência fundamental no desencadeamento do processo de independência do Brasil, alguns anos depois.
A vinda da família real portuguesa para o Brasil foi uma forma encontrada pelo reino português para manter a monarquia fora do controle de Napoleão Bonaparte, imperador francês, garantindo a soberania de Portugal. Esta transferência era também o receio do império francês, cujo objetivo era aprisionar o Príncipe-Regente.
Transferência da corte portuguesa
A ideia de remoção da família real portuguesa para o Brasil já era uma estratégia segurança nacional antiga, como um recurso diante de ameaças iminentes à soberania portuguesa.
Após notícia de invasão dos franceses em Portugal, D. João VI (Príncipe-Regente) imediatamente convocou seu Conselho de Estado e decidiu colocar em prática uma transferência estratégica, usando a frota preparada o para embarcar todo seu governo em direção à sua principal colônia.
Em 29 de novembro de 1807, uma biblioteca com mais de 60 mil volumes e toda a família real portuguesa, além de sua corte juntamente com criados e empregados domésticos, partem em direção ao Brasil sob escolta de quatro navios britânicos. O fato é considerado a única vez que uma corte europeia se acolheu em uma colônia.
Para mais informações sobre a transferência da corte portuguesa, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/130700
#SPJ2