• Matéria: Geografia
  • Autor: alanammarques
  • Perguntado 5 anos atrás

escreva texto sobre colonialismo europeu na África.

Respostas

respondido por: mayracabelins
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Explicação:

No século XIV, exploradores europeus chegaram a África. ... No princípio do século XIX, com a expansão do capitalismo industrial, começa o neocolonialismo no continente africano. As potências europeias desenvolveram uma "corrida à África" massiva e ocuparam a maior parte do continente, criando muitas colônias.


alanammarques: valeu:)
mayracabelins: de nada
respondido por: usuario1234567890
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Seja no totemismo australiano, seja nas taxonomias de cunho científico — exemplos paradigmáticos do primitivo e do moderno, no pensamento dos autores —, encontramos sempre um esforço de construção de “sistemas de noções hierarquizadas”, nos quais as coisas encontram-se dispostas em grupos que mantêm relações definidas uns com os outros, formando um todo no seu conjunto (Durkheim & Mauss, 1981:197).  

17Mesmo quando relativamente bem estruturadas, as políticas coloniais precisavam lidar com os desafios reais das condições locais, que significavam muitas vezes um esforço continuado para a manutenção da vida em situações adversas — como os constrangimentos impostos pelo meio ambiente (Castro e Lobo) e pela escassez de recursos materiais (Fortes), constrangimentos estes que ainda apresentam relativo impacto na contemporaneidade.  

Quando Gargallo nos apresenta o dado de que os holandeses consideravam os San escassamente humanos e “sem uma língua propriamente dita”, já que “se comunicavam através de sons unicamente”, somos levados a pensar nos efeitos dessas representações na atualidade, quando os conceitos de “língua” e “dialeto” são tomados de empréstimo da linguística (e transformados) para, no senso comum, hierarquizar sistemas de linguagem que representam “nós” e os “outros”.  

O autor argumenta que, apesar da centralidade da dominação colonial na constituição das formas de identificação política, tanto na versão alemã quanto sob o domínio sul-africano marcado pelo regime do apartheid, a experiência dos grupos herero que viviam nas reservas nativas foi mais complexa e ativa do que uma mera resposta ou oposição ao domínio colonial.  

25Saindo da Namíbia, mas continuando no contexto político e na paisagem cosmológica a ela associados, o do apartheid e das respostas contemporâneas a ele, Moutinho, num belo e corajoso texto, explora com refinamento o idioma, ou melhor, o simbolismo com o qual se constrói a biografia de um conhecido líder nacionalista africânder que lutou contra o fim do apartheid na África do Sul.  

A noção de uma “família saudável”, nuclear, monogâmica e patriarcal — herdada do colonialismo e reproduzida pelas instituições que determinam hoje as políticas públicas em Cabo Verde — precisa ser considerada por essas mulheres na construção de seus projetos pessoais, à medida que evitam os julgamentos socialmente elaborados contra as famílias ditas “em crise e desestruturadas”.  

A heterogeneidade da percepção francesa sobre os joolas da Casamansa revelada pelo autor encontra eco imediato nas contribuições de Castro e Gargallo sobre a Namíbia, mas também, de modo mais difuso, nos restantes trabalhos deste dossiê, que mostra que, apesar da violência, da força e da busca de supressão ou controle da diferença, a experiência colonial sempre foi prenhe de contradição, disputa e luta pela conformação dos corações.

Explicação:


alanammarques: obrigada:)
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