urgenteeee me a ajudem: No curta-medragem dúdú e o lápis cor da pele, o que gerou a situação de racismo. a) agressão física da professora ao aluno. b) agressão física da mãe do aluno á professora. c) a discussão entre professora, a mãe do aluno e o diretor escola. d) aceitando estudar de novo. MN me ajudem rápido por favor...
Respostas
Resposta:
c) a discussão entre professora, a mãe do aluno e o diretor escola.
O curta-metragem “Dúdú e o lápis cor da pele” relata como o preconceito racial pode ocorrer em diversas situações do dia a dia, em especial no ambiente escolar. A obra cinematográfica demonstra o ato de uma professora ao indicar que seu aluno pintasse a face de um desenho com uma cor clara de um lápis, à qual a maioria das pessoas denominam de cor da pele. Essa simples ação gerou uma grande problematização entre a professora Sônia, diretor da escola e mãe do aluno, pois por mais que Sônia tenha agido de certa forma por impulso, este ato gerou um questionamento na criança de qual era a cor de pele correta, pois o menino supracitado era negro.
A mãe, preocupada com o filho, foi à escola interrogar a professora pelo ocorrido, que pela sua visão foi um ato de racismo que poderia prejudicar o desenvolvimento da criança. Durante a discussão entre mãe e professora, Dúdú saiu pelas ruas à procura de alguém que tivesse a pele exatamente com a cor daquele lápis.
Ao final da história, o menino encontrou Madalena, uma produtora de artes, que o convida para tomar um sorvete enquanto explica-lhe sobre a verdade e a importância dessa diversidade de cores. Através do seu conhecimento, mostra o quanto a raça e a cultura negra são relevantes para o mundo, além de dizer que seu nome, Dúdú, significa negro. O menino se identificou com tudo aquilo e desenvolveu um sentimento de orgulho por sua cor.