Respostas
Resposta:
A sociedade da América Espanhola estava dividida basicamente em: Chapetones: eram a elite colonial, controlavam a colônia e ocupavam os altos cargos administrativos. Criollos: vinham logo abaixo. Eram os filhos dos espanhóis nascidos na colônia e integravam a nobreza, sendo, ainda, grandes latifundiários.
Explicação:
As funções de cada grupo social na sociedade colonial da América Espanhola, a começar com os criollos (descendentes de espanhóis nascidos na América), dividia-se entre a produção agrícola, com pequenos, médios e grandes proprietários de terras, até cargos de profissionais livres.
Os chapetones eram espanhóis da elite colonial que ocupavam os maiores cargos públicos. Os indígenas foram escravizados mas também houve a presença de africanos nas colônias espanholas. O clero também tinha papel de destaque.
A sociedade colonial das Américas Portuguesa e Espanhola era composta pelos nativos indígenas, pelos europeus (portugueses e espanhóis), pelos negros escravizados descendentes dos europeus, além daqueles que eram fruto da miscigenação dos povos.