8-Considerando a análise sobre as desigualdades sociais elaboradas por Marx e <br /><br />Weber, é correto afirmar que:<br /><br /><br />(A) Marx acreditava que a revolução socialista significaria algo como o “princípio do fim” da <br /><br />desigualdade social, com base na socialização dos meios de produção; já para Max Weber, tal <br /><br />revolução não eliminaria a desigualdade, só criaria uma nova forma baseada no domínio da <br /><br />burocracia estatal.<br /><br />(B) Weber, em sintonia com sua análise da autonomia relativa das esferas de ação social, acreditava que <br /><br />uma ação no plano cultural seria o fator determinante para o fim das desigualdades sociais.<br /><br /><br />(C) Marx enfatizou os elementos naturais da desigualdade social, ainda que acreditasse na sua <br /><br />eliminação.<br /><br /><br />(D) Marx e Weber consideravam, o esforço individual como componente decisivo na superação da <br /><br />situação de desigualdade vivenciada por cada membro individual da sociedade.<br /><br /><br />9-Entre as obras de Durkheim e Weber, é possível traçar alguns paralelos. O que melhor expressa um <br /><br />desses paralelos é que:<br /><br /><br />(A) para Durkheim, a religião é um fenômeno presente somente em sociedades primitivas, com <br /><br />importância decrescente no mundo moderno. Por sua vez, Max Weber, com sua análise do <br /><br />desencantamento do mundo, reafirma a importância cada vez maior dos fatores religiosos nas <br /><br />sociedades capitalistas contemporâneas. <br /><br /><br />(B) para Durkheim, o sociólogo deve, metodologicamente, preocupar-se com a formulação das leis <br /><br />gerais que regem a vida social. Para Weber, crítico dessa pretensão nomológica, o fundamental é o <br /><br />estudo das particularidades históricas capazes de explicar as características singulares de cada <br /><br />sociedade.<br /><br /><br />(C) para ambos os autores, a dimensão social tem a primazia epistemológica e metodológica quando se <br /><br />trata da explicação dos fenômenos sociais, apesar da maior ênfase de Weber nos fatores individuais.<br /><br /><br />(D) para Max Weber, na sua obra “A Ciência como Vocação,” o positivismo é a postura metodológica <br /><br />ideal para a produção de conhecimento, ao passo que Durkheim, influenciado pela filosofia de<br /><br />Dilthey, vai propor uma perspectiva fenomenológica para a análise dos fenômenos sociais.<br /><br /><br />10 A modernidade ocidental se expressa, socialmente, de várias formas. NÃO é forma de expressão da <br /><br />modernidade ocidental:<br /><br /><br />(A) a ruptura espaço-temporal. <br /><br /><br />(B) o desenvolvimento dos Estados-Nação. <br /><br /><br />(C) a globalização econômica e cultural. <br /><br /><br />(D) o reforço dos laços comunitários e familiares.
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