Em relação ao processo produtivo, como o uso das máquinas modificou o contato dos trabalhadores e os produtos feitos por eles? ( 1º e 2º etapas da Revolução industrial / séculos 18 e 19 ):
o trabalhador passou a ter contato apenas com determinadas fases do processo de beneficiamento dos produtos se comparado a um artesão anteriormente que participava de todas as etapas da confecção de uma peça, o que intensificava em quantidade, repetitividade e o aumento da jornada de trabalho.
estimulou movimentos de reação contra a violência dos burgueses industriais no ambiente de trabalho e sendo assim os operários e operárias destruíram os maquinários das linhas de produção.
com o surgimento das novas fontes energéticas o tempo nas linhas de produção caiu pela metade favorecendo o surgimento de um tempo ocioso para os operários durante o dia de serviço.
favoreceu o uso urbano do tempo e a organização de uma vida ritmada e marcada pelas horas.
com o surgimento das novas formas de aperfeiçoamento profissional e com novas tecnologias e opções de produtos.
os operários e operárias puderam adquirir de maneira facilitada os produtos que produziam e além disso recebiam incentivos para superarem as metas de produção estabelecidas pelos burgueses industriais.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Letra A
Pode ser explicado, segundo a visão de Karl Marx, aonde ele dizia que o artesão participava de todas as etapas da confecção da peça. E quando o artesão tinha contato com a máquina, ele não participava do processo inteiro.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás