Segundo Gilberto Freyre, predominavam a negociação, o acordo, a conciliação entre
senhores e escravos, leia abaixo a citação do sociólogo em Casa-Grande & Senzala:
Desde logo, salientamos a doçura nas relações de senhores com escravos
domésticos, talvez maior no Brasil do que em qualquer outra parte da América. A
casa-grande fazia subir da senzala para o serviço mais íntimo e delicado dos
senhores uma série de indivíduos - amas de criar, mucamas, irmãos de criação dos
meninos brancos. Indivíduos cujo lugar na família ficava sendo não o de escravos,
mas o de pessoas da casa. Espécie de parentes pobres nas famílias europeias. À
mesa patriarcal das casas-grandes, sentavam-se como se fossem da família
numerosos mulatinhos. Crias. Malungos. Moleques de estimação. Alguns saíam de
carro com os senhores, acompanhando-os aos passeios como se fossem filhos.
(FREYRE, 2003, p. 490).
A partir da aula de hoje e das críticas que houve à obra de Freyre, o que você pensa das
mudanças ocorridas nas concepções da formação da cultura na sociedade brasileira?
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Sim, inclusive fez com que acontece um caos em 2006 pois não sabiam como eles iriam lidar com esse acontecimento.
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