1. Durante a Idade Média na Europa o sistema feudal enfraqueceu o poder dos reis, uma vez que a ruralização na Europa trouxe poder a quem tinha terras, o senhor feudal. Na passagem da Idade Média para a Idade Moderna, ocorreu a centralização do poder nas monarquias que deu origem a muitos dos países atuais do continente europeu. Que grupo social foi de fundamental importância para essa centralização política nas mãos dos reis? *
1 ponto
a) Clero.
b) Humanistas.
c) Nobreza.
d) Burgueses.
2. Na Europa entre os séculos XV e XVIII, em conjunto com as práticas políticas absolutistas, ocorreu um conjunto de ideias e práticas econômicas, denominadas como mercantilismo. Ao longo de um processo gradual, o mercantilismo trouxe possibilidades para a instalação de que sistema econômico? *
1 ponto
a) O socialismo.
b) O capitalismo.
c) O anarquismo.
d) O absolutismo.
Respostas
1- É correta a alternativa D, já que a burguesia, o grupo responsável pela condução do comércio, garantia às monarquias nacionais amplas reservas de capital com o qual poderiam manter exércitos nacionais, por exemplo.
Esta centralização ocorreu contrário ao interesse de parte da Nobreza, em especial aquela que tinha forte autoridade local, mas aconteceu respeitando os interesses do Clero, que seguiu sendo a base ideológica daquela sociedade.
2 - É correta a alternativa B, tendo sido o Mercantilismo, por conta deste processo gradual de evolução que constituiu o modelo capitalista, muitas vezes tratado apenas como "pré-capitalismo".
No capitalismo há a instituição de mercados livres, garantia do direito a propriedade privada, tanto dos meios de produção quanto de objetos pessoais, estando também associado ao aprofundamento de desigualdades sociais.
1) A alternativa correta sobre o grupo social que foi de fundamental importância para a centralização política nas mãos dos reis é a letra C) Nobreza.
2) A alternativa correta sobre o sistema econômico que o mercantilismo trouxe para possibilidades para a instalação é a letra B) O capitalismo.
1) A monarquia absolutista era uma forma de governo bastante comum na Idade Média, onde os monarcas (reis), na teoria, tinham o poder absoluto sobre uma nação, ou seja, um poder ilimitado.
Teoricamente, o rei era visto como superior em todos os sentidos, e a sua decisão é que prevalecia. Isto é, o mesmo tinha o completo controle do Estado e da população de seu país.
No entanto, na prática, a história era um pouco diferente, pois a aristocracia tinha bastante participação na política, além da Igreja Católica, que sempre influenciou diretamente nos diferentes governos da Idade Média.
A nobreza era a maior base para que o absolutismo se tornasse legítimo, e por esse motivo, os nobres recebiam diversos privilégios, como a diminuição de impostos e aumento de poder político.
2) O mercantilismo foi o sistema econômico vigente nas diversas sociedades ao redor da Europa entre os séculos XV e XVIII, e foi o último sistema de economia antes de ser implementado de vez o capitalismo.
Esse sistema tinha como base que as riquezas estavam conforme a quantidade de metais preciosos que determinada nação tinha, além da intervenção realizada pelo Estado na economia e no protecionismo.
O mercantilismo surgiu como base para o capitalismo, pois ambos visavam a noção de lucro, além da privatização dos meios de produção.
Veja mais sobre assuntos relacionados em:
https://brainly.com.br/tarefa/6213308
https://brainly.com.br/tarefa/1490991