• Matéria: Filosofia
  • Autor: thiagorafaeltrmds
  • Perguntado 5 anos atrás

1. (Uem 2019 - Adaptado) As teses do filósofo alemão Immanuel Kant sobre o caráter pedagógico da arte influenciaram o movimento romântico do início do século XIX. Segundo o filósofo, o sentimento do sublime é a elevação do nosso espírito pela beleza, de forma que, diante do belo, compreendemos a proximidade entre aquilo que é humano, finito, e aquilo que é infinito, e assim nos erguemos acima do lugar-comum vulgar. Acerca das concepções estéticas do Romantismo e da filosofia alemã nos séculos XVIII e XIX, assinale o que for correto. *
1 ponto
a) Para Kant, o sublime é um sentimento produzido pelo artista a partir do belo natural.
b) Segundo Kant, o sentimento do Feio estimula o nosso sentimento de liberdade moral.
c) O Romantismo buscou na cultura da Roma Antiga um exemplo ideal de unidade entre os sentimentos e as paixões.
d) Para Hegel, a arte é educativa porque, na progressão das diversas formas artísticas, exprime a passagem da religião natural para a religião da interioridade.
e) O movimento romântico buscou sistematizar a construção artística por meio de regras objetivas, da mesma forma que filósofos do período, como Hegel, Fichte e Schelling, produziam tratados em que buscavam sistematizar o conhecimento filosófico.
2. Para Theodor Adorno e Max Horkheimer, criadores do conceito de "indústria cultural", ela assume um caráter alienante, evitando que se desenvolva o pensamento crítico acerca das explorações sofridas no dia a dia.De que forma é produzida essa alienação? *
1 ponto
a) Criando uma ilusão sobre o cotidiano, amenizando a dura rotina e desenvolvendo a ideia de que está tudo bem.
b) Criando grupos de proteção à cultura e desenvolvendo ações que combatem a homogeneidade da produção cultural.
c) Fazendo com que o trabalhador produza e consuma apenas a sua própria cultura, alheio as demais.
d) Homogeneizando a produção cultural a partir de critérios estipulados pelos governos nacionais.

Respostas

respondido por: ericopalinski
41

Resposta:

1 - d) Para Hegel, a arte é educativa porque, na progressão das diversas formas artísticas, exprime a passagem da religião natural para a religião da interioridade.

2 - a) Criando uma ilusão sobre o cotidiano, amenizando a dura rotina e desenvolvendo a ideia de que está tudo bem.

Explicação:

1 - Hegel em sua filosofia enxerga que a enquanto manifestação do sensível nos permite a passagem da religião natural para a religião interior.

2 - Para os autores, a indústria cultural reproduz uma série de obras semelhantes que além de entreter sem que haja uma reflexão, transmitem ao consumidor a ideia de que não há alternativa para o cotidiano, mas que “no fim”, haverá um final feliz.

respondido por: brendaisis
1

1. Acerca da educação para Hegel, está corretamente colocada a letra d. Para o filósofo, a arte é educativa porque, na progressão das diversas formas artísticas, exprime a passagem da religião natural para a religião da interioridade.

2. Acerca da indústria cultural, sob a visão de Adorno e Horkheimer, está corretamente colocada a letra a) Criando uma ilusão sobre o cotidiano, amenizando a dura rotina e desenvolvendo a ideia de que está tudo bem.

Perguntas similares